Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LiFi promete trazer internet pela luz, com mais velocidade e segurança

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Julho de 2023 às 16h54

Link copiado!

nd3000/Envato
nd3000/Envato

As redes de conexão Wi-Fi vêm recebido diversas atualizações ao longo dos últimos anos, como foco no aumento da velocidade e estabilidade da internet. Contudo, o novo padrão LiFi (ou "Li-Fi") promete fazer uma revolução na área, com redes pela luz que devem entregar ainda mais performance e segurança.

O padrão foi homologado como 802.11bb pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), e por isso poderá começar a ser utilizado em dispositivos a partir dos próximos anos.

Em vez de usar as ondas de rádio, como o Wi-Fi e as redes 5G, o LiFi opera em frequências da luz. Por isso, ele funcionaria em conjunto com a infraestrutura já existente de lâmpadas, com LEDs que pulsam a velocidades bastante altas.

Continua após a publicidade

Isso também significa que as casas poderão ter maior eficiência energética, já que seria dispensada a necessidade de roteadores, antenas, repetidores de sinal e outros itens do tipo.

Na prática, isso significa um aumento substancial no desempenho de rede. Testes prévios apontam que o LiFi é capaz de oferecer velocidades até mil vezes maiores em comparação com as conexões atuais.

Mais especificamente, estima-se que a transmissão de dados pelo LiFi chegue a uma taxa de 224 GB por segundo, o suficiente para realizar o download de jogos ou outros arquivos gigantes em questão de instantes.

Continua após a publicidade

LiFi promete maior segurança de rede

O funcionamento em bandas menos disputadas faz com que as redes LiFi sejam mais estáveis, e com maior segurança contra agentes mal-intencionados. Neste sentido, uma das vantagens da nova solução é o seu alcance limitado, já que a luz não passa por paredes e outros obstáculos físicos.

Por isso, será mais fácil conter a conexão dentro de determinados ambientes — evitando até mesmo que o vizinho “roube” o sinal, já que as redes não estarão presentes ao ar livre.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, essa pode ser uma desvantagem, já que este alcance seria limitado a 10 metros, enquanto as redes Wi-Fi ficam em cerca de 32 metros. Desta forma, a presença de uma estrutura de rede robusta será mais essencial, mesmo em casas que não sejam tão grandes.

Outro problema que o LiFi deve enfrentar no início é a falta de compatibilidade, já que grande parte dos dispositivos eletrônicos usados atualmente não está preparada para o novo padrão. Contudo, essa é uma situação que pode se resolver aos poucos a médio ou longo prazo.

O aumento na expectativa de uso da tecnologia tem relação direta com a nova homologação do IEEE, já que agora as marcas podem confiar em uma solução padronizada, e começar a pensar em novos itens voltados para ela. Além dos smartphones e outros itens já presentes no dia a dia, o LiFi ainda pode trazer grandes revoluções em áreas como a realidade virtual/aumentada (VR/AR), produtos de casa inteligente e mais.