Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como escolher um bom roteador

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Agosto de 2021 às 10h40

Link copiado!

Alesmunt/Canva
Alesmunt/Canva

Roteadores são o centro da internet na sua casa, fornecendo conexão para todos os dispositivos e levando sinal até os quartos mais distantes, e se você está tendo problemas com o Wi-Fi, talvez seja hora de atualizar seu roteador para garantir maiores velocidades e uma rede mais estável.

De nada adianta ter a internet mais veloz da cidade ou planejar uma casa inteligente se seu roteador não comporta todo o volume de tráfego de rede ou leva uma eternidade para conectar novos dispositivos à rede. Para evitar dores de cabeça, confira os principais pontos que você deve considerar na próxima vez que comprar um roteador.

2,4 GHz e 5 GHz: qual a diferença?

Continua após a publicidade

Os roteadores mais recentes costumam operar simultaneamente em duas frequências de onda e dividem a rede Wi-Fi em duas, criando uma para uso em 2,4 GHz e outra para uso em 5 GHz.

A primeira é a mais comum, uma vez que o padrão em 2,4 GHz opera em ondas de maior comprimento, permitindo que mais área seja coberta pelo Wi-Fi e toda a residência possa estar conectada com apenas um roteador. Entretanto, tal frequência possui maior interferência de computadores, caixas de som e telefones, limitando a transmissão de dados, além de oferecer uma capacidade menor de transferência e maior latência, resultando em possíveis travamentos em serviços de streaming e jogos online, por exemplo.

Já a segunda, de 5 GHz, tem menor comprimento de onda para frequência maior, operando em uma faixa praticamente exclusiva que possui pouca interferência. Por isso, o resultado é uma internet com conexão mais estável, mais veloz e com possibilidade de transferência em velocidades Gigabit (1 Gbps ou mais), entretanto, tem alcance menor e dificuldade em passar por obstáculos como paredes.

Continua após a publicidade

Roteador Mesh para levar Wi-Fi a todos os cantos

Para contornar a limitação de distância do Wi-Fi de 5 GHz em grandes lares, foi criada a tecnologia Mesh, um avanço em relação ao clássico método de utilizar diferentes roteadores em modo de Repetidor.

Com a rede Mesh, dois, três ou mais roteadores trabalham em forma de malha para sustentar a conexão mesmo quando houver instabilidades e para cobrir uma área maior com internet de alta velocidade. Assim, apenas uma rede Wi-Fi é exibida em toda a casa, simplificando a conexão.

Continua após a publicidade

Com a tecnologia se tornando cada vez mais popular, você já pode encontrar diversas opções com valores mais acessíveis que permitem com que você cubra seu lar com o preço de roteadores tradicionais.

Alguns ainda podem conhecer o termo de roteador "quebra-parede", e foi exatamente para responder as dúvidas sobre esse tipo específico que o Canaltech produziu um vídeo inteiramente dedicado a ele. Clique aqui e saiba mais.

Quanto mais antenas, melhor o roteador?

Continua após a publicidade

Você já deve ter se deparado com roteadores de duas, quatro, seis e até mesmo oito antenas em seu corpo, mas em vez de oferecer mais velocidade, o número maior de antenas representa uma melhor qualidade do sinal, aumentando o alcance máximo e oferecendo mais estabilidade.

Modelos mais recentes com a tecnologia MIMO permitem um gerenciamento inteligente das antenas, permitindo que algumas sejam utilizadas apenas para enviar sinal Wi-Fi e outras sejam dedicadas para receber os sinais.

Vale investir em roteador com Wi-Fi 6?

Continua após a publicidade

A tecnologia avança rápido, mas nem sempre ela chega de forma tão imediata — ou tão acessível — aos consumidores brasileiros. Uma dessas novidades acaba sendo o novo Wi-Fi 6 com padrão IEEE 802.11ax com velocidades de até 11 Gbps e que detalhamos nesta matéria dedicada.

O único "problema" do Wi-Fi 6 é que ainda não existe internet residencial suficiente para tirar proveito da capacidade do modem. Mesmo garantindo internet Gigabit de extrema velocidade, a gigantesca maioria dos lares brasileiros ainda ficam na casa dos Megabit com uma média de 100 Mbps segundo estudo mais recente da Ookla.

Casa inteligente com muitos dispositivos conectados

Continua após a publicidade

Com a popularização de caixas de som inteligentes com assistentes virtuais como o Amazon Echo com Alexa, Google Nest com Assistente e Apple HomePod com Siri, o acesso à casa inteligente com diversos dispositivos eletrônicos conectados ao mesmo tempo se torna cada vez mais fácil.

Somando isso aos eletrônicos como notebooks, celulares, consoles e Smart TVs conectados em um único roteador mais antigo e com tecnologias desatualizadas, temos o motivo de sua ótima internet ser tão instável.

Para casos como esse a rede Wi-Fi Mesh dual band é novamente aconselhada, uma vez que dispositivos pessoais são alocados na rede de 5 GHz e o gerenciamento de dispositivos inteligentes é feito na rede 2.4 GHz, desafogando o tráfego para que a internet não engasgue.

Outros detalhes que podem influenciar na conexão instável

Continua após a publicidade

Caso você possua uma internet com conexão acima de 100 Mbps será necessário comprar um roteador com porta Gigabit para aproveitar todo o potencial que seu provedor entrega, pois caso contrário o aparelho não "entenderá" que possui uma conexão mais forte e limitará a rede nesse patamar.

E nem só de roteador é feita a internet domiciliar. Para usufruir de tecnologias mais recentes como o Wi-Fi 6 e suas altas velocidades é necessário garantir que dispositivos como notebooks e smartphones tenham suporte à novidade.

Também é de extrema importância ter as versões de software mais recentes, uma vez que sistemas operacionais antigos ficam defasados e perdem suporte às tecnologias lançadas nos últimos anos. Além disso, o uso de versões de software beta pode apresentar instabilidade por estar em fase de testes, influenciando velocidade e estabilidade da conexão em seu dispositivo.

Continua após a publicidade

Canaltech no YouTube

Você sabe qual é o melhor lugar da casa para posicionar o roteador? É preciso compreender bem o comportamento das ondas eletromagnéticas para, então, entender o conceito de roteador quebra-parede. Saiba, também, quais objetos podem criar interferências no sinal. Assista ao vídeo O QUE É UM ROTEADOR QUEBRA-PAREDE? MELHOR QUE WI-FI MESH? e se inscreva no Canaltech no YouTube.