Volkswagen vai investir bilhões para “bombar” eletrificação em SP
Por Paulo Amaral |
A Volkswagen pretende investir pesado na eletrificação de veículos em suas fábricas localizadas em São Paulo. A informação partiu do próprio governador do estado, Tarcísio de Freitas, em sua agenda oficial.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Os 10 carros mais icônicos da Volkswagen
- Por que o Taos ainda não decolou no Brasil?
Freitas fará uma visita às instalações da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, nesta sexta-feira (23). A intenção é participar do anúncio de um investimento de R$ 13 bilhões que será feito pela marca alemã em Taubaté, São Carlos e na própria planta de São Bernardo.
O investimento, na verdade, faz parte do aporte de R$ 16 bilhões anunciado em fevereiro, previsto para o ciclo que se encerrará em 2028. A grande novidade diz respeito ao crédito que a Volkswagen receberá de volta do governo em créditos de ICMS por conta de sua participação no Programa ProVeículo.
O valor será voltado principalmente para a área da eletrificação. Embora não prometa nenhuma novidade nacional no que diz respeito aos BEVs antes de 2030, a Volkswagen quer investir em motores híbridos e híbridos flex e, para isso, terá de adaptar suas fábricas.
Quais carros a VW vai lançar?
O planejamento da Volkswagen inclui a fabricação de um SUV compacto na planta de Taubaté, que chegaria para brigar com Fiat Pulse e com Renault Kardian. Ele é tratado internamente como VW246, mas não há mais informações a respeito.
A fábrica em São Carlos, por sua vez, receberá atenção especial, justamente para se concentrar na produção dos novos motores híbridos e híbridos flex da marca, que poderão equipar desde o novo Nivus até a tão esperada picape sucessora da Saveiro.