Publicidade

Volkswagen Taos | Por que ainda não decolou?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Janeiro de 2024 às 11h45

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

O Volkswagen Taos foi lançado no mercado brasileiro em 2021 com a missão de se tornar um dos principais representantes do segmento de SUVs médios no país, mas, por conta do volume de vendas, menos impactante que o dos demais modelos da marca, muita gente questiona se o modelo realmente decolou no país.

Se a análise for feita friamente em cima dos emplacamentos dos irmãos, a dúvida sobre o desempenho do Taos no mercado brasileiro tem fundamento. Como o modelo faz parte de um segmento superior, porém, e não compete diretamente com os demais SUVs da montadora, a história precisa ser contada por um prisma diferente. Não entendeu? A gente explica.

Enquanto o T-Cross e o Nivus, modelos compactos da marca, se posicionaram com destaque no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil em 2023, ocupando, respectivamente, a 1ª e a 5ª posições, o Taos foi o 15º mais emplacado do segmento entre janeiro e dezembro.

Continua após a publicidade

Em números absolutos, a diferença nas vendas registradas nos 12 meses de 2023 apresentou a seguinte ordem entre os chamados SUVWs (SUVs da Volkswagen), de acordo com os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):

  1. Volkswagen T-Cross: 72.440 (72.445, segundo a Volkswagen)
  2. Volkswagen Nivus: 52.103
  3. Volkswagen Taos: 15.986 (15.990, de acordo com a Volkswagen)
Continua após a publicidade

Taos cresceu mais de 36% no ano

Apesar de ter ficado atrás dos "irmãos" no ranking geral de dezembro de 2023, o Volkswagen Taos fechou 2023 com um crescimento significativo de mercado no comparativo com o período anterior. 

Em entrevista ao Canaltech, Fernando Silva, Diretor de Vendas da marca alemã no país, explicou que o SUV médio cumpriu com maestria o papel que lhe foi dado ao ser lançado no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade
“A Volkswagen é a marca que oferece a linha mais completa de SUVs do mercado, com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, atendendo às necessidades e preferências mais diversas dos brasileiros quando o assunto é SUV, oferecendo um modelo para cada perfil de cliente”. 

O executivo ressaltou diversos pontos positivos do modelo, que também foram levantados pela reportagem do Canaltech em um review completo e em um conteúdo especial sobre o SUV médio.

Continua após a publicidade

O Diretor de Vendas da Volkswagen pontuou ainda que o Taos “é referência em espaço interno” (são 2,68 metros de entre-eixos e 4,46 metros de comprimento) e obteve nota máxima nos testes do Latin NCap (protocolo 2020/2024).

“O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor”, concluiu, ressaltando que o Taos tem, sim, atributos de sobra para seguir decolando no Brasil.