Volkswagen dobra investimento no Brasil e promete 16 novos carros até 2028
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
![Divulgação/Volkswagen](https://t.ctcdn.com.br/OdjgX2HYx8hA-rhdgDMj8D5I_wI=/640x360/smart/i853993.jpeg)
A Volkswagen havia se comprometido a investir R$ 7 bilhões no Brasil até 2026, mas, em evento realizado na noite de quinta-feira (1º), mais do que dobrou a aposta. Para voltar a ser competitiva, a marca subiu o montante total do aporte no país e estendeu o prazo final para injetar os valores em dois anos, até 2028.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, confirmou um adicional de R$ 9 bilhões aos R$ 7 bi prometidos anteriormente, totalizando R$ 16 bilhões. O montante é o maior aplicado por uma montadora no Brasil no período pós-pandemia, e será distribuído entre as quatro fábricas instaladas no país.
“A Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos. No primeiro momento, o novo esporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil. Assim, reforçamos nosso compromisso com o País, com nossos clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, comentou o executivo.
Volkswagen terá híbridos, flex e elétricos nacionais
O CEO da Volkswagen no Brasil prometeu lançar no mercado nacional 16 novos carros até 2028. Segundo o executivo, entre eles haverá modelos híbridos, flex e 100% elétricos. Para isso, a marca contará com a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid.
A nova plataforma também permitirá que os futuros carros eletrificados da Volkswagen tenham um pacote cada vez mais completo de segurança ativa e passiva por meio da tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System).
O executivo não revelou exatamente quais (ou quantos) novos carros serão 100% elétricos, mas adiantou alguns pontos importantes sobre os 16 modelos prometidos para encorpar o portfólio da marca no país até 2028.
Segundo Possobom, a Volkswagen planeja lançar no Brasil:
- 2 modelos inéditos: serão produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo;
- 1 picape inédita: sairá da planta em São José dos Pinhais e não será a Tarok;
- 1 carro inédito: 100% fabricado no Brasil, estará na linha de montagem em Taubaté (e não será o Gol);
- 1 motor inédito: voltado para carros híbridos, “mais inovador e eficiente”, fabricado na planta de São Carlos.
O carro inédito que sairá da fábrica de Taubaté deve ser o Yeh Concept, SUV compacto que internamente é tratado como “SUV do Gol”. O motor para híbridos, ao que tudo indica, será o 1.5 TSI EVO2, híbrido-flex que ficaria no lugar do 1.4 TSI atual.