Volkswagen confirma produção de carros híbridos flex no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Volkswagen terá, em breve, dois carros híbridos em seu portfólio, ambos dotados de tecnologia flex e produzidos no Brasil. A confirmação foi feita por Wellington Messias Damasceno, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e representante dos trabalhadores na montadora.
- Kombi elétrica chega ao Brasil com mensalidades a partir de R$ 13 mil
- 5 curiosidades e tecnologias diferentes do Volkswagen ID.4
Segundo Damasceno, a Volkswagen definiu também data e local para a produção dos futuros híbridos, que poderão nascer baseados em modelos de carros já existentes ou, então, serem criados totalmente do zero.
A planta escolhida para desenvolver os motores híbridos flex da Volkswagen foi a de São Bernardo do Campo, localizada na região do ABC paulista, e que hoje conta com cerca de 8.200 funcionários, sendo que 5 mil trabalham exclusivamente na produção.
Para dar conta do projeto, haverá a criação de mais 111 postos de trabalho na área de engenharia e desenvolvimento de produtos, além da extensão do vínculo de 150 temporários e, de quebra, um acordo de estabilidade no emprego até 2028.
O representante do sindicato afirmou que o acordo firmado é importante porque “dá longevidade à fábrica da Anchieta” e, também, porque recria a área de engenharia da Volkswagen que, segundo ele, “há anos estava sucateada”.
Quando a Volkswagen fabricará os híbridos?
A estabilidade de emprego aos trabalhadores de São Bernardo do Campo foi estipulada para 2028 por uma razão: segundo o sindicato, a Volkswagen definiu que a nova plataforma MQB com base em eletrificação começará a funcionar em 2027.
A ideia da montadora é “disponibilizar os novos produtos o quanto antes” no polo em que, hoje, são fabricados o Virtus, o Nivus, a Saveiro e o carro que vem se firmando como o mais vendido do Brasil mês a mês: o Volkswagen Polo.