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Review Volkswagen Polo Track | “Novo Gol” é ótimo, mas derrapa no preço

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2023 às 09h00

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Review Volkswagen Polo Track | “Novo Gol” é ótimo, mas derrapa no preço
Review Volkswagen Polo Track | “Novo Gol” é ótimo, mas derrapa no preço

A Volkswagenapostou no Polo Track para ser o “Novo Gol” e, com isso, não deixar desamparados os corações de todos os fãs que ficaram tristes com a aposentadoria do hatch que brilhou por mais de quatro décadas em solo brasileiro.

A montadora alemã acertou em incorporar o apelido ao “herdeiro”, já que o Polo Track tem muitas características do antecessor. Entre elas, destaque para a que marcou principalmente as versões de entrada do agora aposentado hatch: a de ser um carro pau para toda obra, o famoso “pé de boi”.

Depois de passar alguns dias ao volante do Polo Track, a reportagem do Canaltech constatou que a estratégia da Volkswagen de chamá-lo informalmente (mas quase oficialmente, já que até comercial de TV rolou) de “Novo Gol” não foi à toa, pois o hatch, assim como o anterior, mostrou força e desempenho nas mais diversas situações a que foi submetido.

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A montadora, porém, errou a mão em algo que pode, literalmente, pesar contra o carro: o preço. A faixa em que o Polo Track foi posicionado pela Volkswagen é perigosamente próxima de uma outra versão da linha do hatch, chamada apenas de Polo MPI. E quem tiver essa “gordurinha” para gastar, possivelmente vai buscar o modelo mais equipado da família.

Confira a seguir o review completo do Volkswagen Polo Track 2023.

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Conectividade e Segurança

É difícil falar sobre os itens conectividade e segurança do Polo Track sem um tom crítico. Para não pesar a mão, vale destacar que o carro vem com alguns itens importantes voltados para a segurança, mas apenas porque eles são obrigatórios por lei.

O Polo Track conta em sua diminuta lista de equipamentos com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), ar-condicionado manual, direção com assistência elétrica, travas elétricas com telecomando, vidros elétricos dianteiros, assistente de partida em subida, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e nada mais.

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Quem estiver buscando por um novo carro que ofereça compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, além de recursos de assistência ao motorista, ficará frustrado com o Polo Track, mesmo que se disponha a pagar um valor extra pelos opcionais disponíveis para esta versão.

Experiência de uso e Conforto

Os pontos altos do Volkswagen Polo Track certamente são o conforto e a experiência de uso. Se não é um carro que oferece luxo e equipamentos de ponta, o hatch criado para ser o Novo Gol não faz feio na missão de acomodar os ocupantes, especialmente nos bancos dianteiros, graças aos 2,56 metros de distância entre eixos.

Tanto o motorista quanto o eventual passageiro que estiver ao lado são praticamente "abraçados" pelos bancos, que oferecem ainda espuma de alta densidade, tecido agradável ao toque e os encostos de cabeça inteiriços, que também cumprem bem seu papel.

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A dirigibilidade do Polo Track também é digna de elogios. O consagrado conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 MPI de 3 cilindros e o câmbio manual de 5 velocidades casa perfeitamente com a proposta do hatch, que usa seus 84cv de potência (77 na gasolina) e 10,3 kgf/m de torque máximos (9,6 na gasolina) de maneira extremamente eficiente, empurrando o carro de 1.054 kg sem esforço.

O Polo Track consegue sair de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos de acordo com os números oficiais, e é 0,1 segundo mais rápido que a variante MPI. O acerto do carro, que conta com altura do solo 1 cm maior que a das outras versões (16,6 cm de vão livre) e, também, com pneus com perfil alto — 185/65/R15 — faz o hatch confortável até mesmo em terrenos irregulares ou ao passar por lombadas. E o melhor: com nível baixíssimo de ruídos na cabine.

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O Polo Track apresentou também um desempenho satisfatório em perímetro urbano e nas estradas, mostrando eficiência não apenas no consumo de combustível, que girou na casa dos 15,1 km/l, mas também na tocada, ágil na medida certa, e com comportamento seguro até mesmo nas curvas mais sinuosas. Um “pé de boi” de respeito, mas prazeroso de dirigir.

Design e acabamento

Se nos quesitos conforto e experiência de uso o Volkswagen Polo Track se destaca positivamente, o mesmo não se pode falar em relação ao acabamento. O novo “pé de boi” da Volkswagen não chega a ser “mal-acabado”, mas é nítida a falta de preocupação da marca com alguns pontos básicos.

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Para se ter uma ideia, a textura e os efeitos utilizados nos acabamentos das portas dianteiras e traseiras do Polo Track são diferentes, causando uma sensação estranha no convívio com o carro.

O lado do design, porém, apresentou um saldo positivo. Diferente dos demais membros da família Polo, o Track tem na grade dianteira, com colmeia mais larga, e no para-choque, ambos exclusivos para o modelo, diferenciais que o tornam muito agradável aos olhos. O hatch é, sem dúvida, um carro bonito.

As rodas de ferro com calotas pretas, embora simples, casam bem com o modelo, e as lanternas escurecidas na parte traseira também dão um charme especial ao Polo Track, assim como a inscrição na tampa do porta-malas — a única menção ao estilo “aventureiro” do modelo da Volkswagen, diga-se de passagem.

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Concorrentes

O Volkswagen Polo Track briga por um lugar ao sol com diversos hatches de entrada, que são oferecidos em uma faixa de preço que varia entre R$ 76.290 e R$ 82.490.

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Não listamos na relação o Renault Kwid e o Fiat Mobi por serem modelos mais compactos. Assim, os principais concorrentes do modelo alemão são:

Volkswagen Polo Track: Vale a pena?

A conclusão após rodar pouco mais de 600 quilômetros com o “Novo Gol” é simples: o Volkswagen Polo Track tem potencial para ocupar o posto de herdeiro de um dos hatches mais icônicos da história do segmento automotivo no Brasil, principalmente se a marca rever a política de preços do modelo.

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Lançado “pelado” por R$ 79.090, o carro passou a ser vendido em abril de 2023 por R$ 81.490. Se o cliente quiser contar com rádio, volante multifuncional e cor metálica, o valor já bate nos R$ 83.940, cerca de R$ 5 mil a menos que a variante MPI. Esta, porém, já vem equipada com faróis full LED, computador de bordo, volante multifuncional e até mesmo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas.

A impressão que fica é que o maior volume de emplacamentos do Polo Track deve ser centralizado em vendas diretas, para frotas e locadoras. O cliente “comum” apaixonado pelo Gol, se puder, certamente vai economizar um pouco para pegar a variante mais completa do modelo.

*O Volkswagen Polo Track avaliado neste review foi gentilmente emprestado para a reportagem do Canaltech pela Volkswagen do Brasil.