5 curiosidades e tecnologias diferentes do Volkswagen ID.4
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volkswagen finalmente lançou seu primeiro carro elétrico no Brasil, o Volkswagen ID.4. O SUV elétrico, que bate recordes de venda pelo mundo, foi oferecido ao público brasileiro e será o responsável por iniciar a ofensiva elétrica da montadora alemã em nosso mercado.
- Volkswagen vai fabricar carros elétricos no Brasil a partir de 2026
- Quanto o Volkswagen ID.4 deve custar no Brasil?
A versão escolhida para chegar ao Brasil é a Pro Performance, equipada com um motor elétrico traseiro de 204cv e 31,6 kgf/m de torque. As baterias somam 77 kWh, proporcionando autonomia de 520km no ciclo WLTP, uma das maiores disponíveis no país.
Hoje o Canaltech lista 5 curiosidades e tecnologias diferentes do Volkswagen ID.4, um dos produtos mais legais e interessantes desenvolvidos pela montadora alemã em todos os tempos.
5. Luz inteligente
O Volkswagen ID.4 é equipado com o IQ.Light Matrix, uma evolução do que vimos no Volkswagen Taos no que diz respeito ao conjunto óptico. Mais do que um farol alto automático, hoje um item trivial, esse sistema do ID.4 se adapta de modo mais inteligente aos demais veículos na estrada pois apaga os LEDs individualmente, como se fosse um movimento 3D.
Se você estiver em uma estrada bem escura e um carro aparecer à frentem somente os LED que forem atrapalhar o outro veículo serão apagados, de modo a manter sua via com a luz alta e iluminando o seu caminho. Caso tenha um carro na mesma pista que a sua, a luz vai "contornar" o carro, evitando que os olhos do motorista à frente sejam perturbados.
4. Estacionamento com memória
O Volkswagen ID.4 conta com um sistema de estacionamento semiautônomo de nível 2, que proporciona as balizas do SUV sem a necessidade de interferência humana. Um dos recursos mais legais desse sistema é o Memory Park Assist Plus. Com ele, você pode sair da vaga que o próprio carro te colocou sem esforço, mesmo aquelas bem complicadas.
3. Para-brisas com isolamento acústico
Algo que impressionou na experiência com o Volkswagen ID.4 foi o isolamento acústico do para-brisas. A peça possuo camadas extras de proteção que proporcionam conforto térmico e isolam boa parte do som que vem de fora, tornando a viagem a bordo do SUV bem mais agradável.
Em nossos testes, abrimos a janela e conseguimos perceber a diferença gritante de som quando o isolamento era lateral e quando era frontal, com esse para-brisas especial. Segundo a Volks, a redução de entrada de som em até 7db.
2. Plataforma de Audi
O Volkswagen ID.4 é construído sobre a plataforma MEB (Modular Electric Drive Matrix), projetada para os carros elétricos do grupo Volkswagen. Pouca gente sabe, mas essa base é a mesma de veículos de outras marcas dentro do grupo, como Cupra, Škoda e, claro, a Audi, que utiliza essa mesma tecnologia em modelos como o Audi Q4 e-Tron e o Audi Q6 e-Tron.
1. Só por assinatura
Para você ter um Volkswagen ID.4 no Brasil, será possível somente por meio do Sign & Drive, o serviço de assinatura de carros da montadora. O primeiro lote de 250 unidades está disponível somente nesse modelo de negócio, com a abertura para vendas sendo planejada para um futuro próximo.
No momento de edição desta lista, os preços e planos de assinatura para o Volkswagen ID.4 são os seguintes (sempre com contratos de 24 meses):
- R$ 9.990/mês com 1.500 km/mês
- R$ 11.490/mês com 2.000 km/mês
- R$ 11.890/mês com 2.500 km/mês