Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen confirma lançamento do crossover elétrico ID.LIFE para 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Setembro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen deu vida às especulações e anunciou oficialmente um conceito de crossover compacto elétrico que deverá chegar ao mercado em 2025. Batizado de ID.LIFE, o automóvel será posicionado abaixo do ID.3 e custaria algo na faixa dos 20 mil euros, ou R$ 123 mil. Ou seja, com esse lançamento, a empresa espera popularizar ainda mais os veículos eletrificados, além de trazer novas tecnologias para o segmento.

Em comunicado, a montadora alemã disse que o ID.LIFE é um carro pensado para o uso urbano, mas, ao contrário do que surgiu na mídia europeia, ele está bem longe de ser um veículo sem graça. Isso porque a empresa utilizará a mesma plataforma que dá base a outros automóveis elétricos, a MEB, que deve proporcionar ao carrinho um desempenho acima da média.

A Volkswagen não especificou se ele terá outras versões, mas, a princípio, o ID.LIFE deve chegar ao mercado com um motor de 172 kW (234cv), o suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, superior até ao seu irmão maior, o ID.3. Já com relação à autonomia, sua bateria de alta voltagem de 57 kWh possibilita rodar 400 quilômetros em circuito misto cidade/estrada.

Continua após a publicidade
"O ID. LIFE é nossa visão para uma próxima geração da mobilidade urbana totalmente elétrica. O carro conceito dá uma antevisão de um modelo ID. do segmento dos carros pequenos que vamos lançar em 2025, com preço em torno de 20 mil euros. Isso significa que estamos tornando a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente", afirmou Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. 

No campo do design e acabamento, a montadora alemã decidiu seguir um conceito mais natural, com elementos mais leves e sensação de poucos botões na cabine — apesar de muita tecnologia. Além disso, o aspecto de sustentabilidade está presente no carro não apenas pelo fato de ele ser elétrico, mas também pelos materiais utilizados, como garrafas PET recicladas e madeira de reflorestamento.

Continua após a publicidade

Sala sobre rodas

Assim como tem feito na Audi, a Volkswagen pensa nos carros como se eles fossem uma sala de estar. Por isso, pensou no interior do ID.LIFE para ser configurado de diversas maneiras, como num cinema ou sala de jogos. O veículo vem com um console de videogame e um projetor, assim como uma tela de projeção que se estende a partir do painel quando necessário. Outros dispositivos podem ser conectados conforme for necessário na tomada interna de 230 volts e 16 ampères.

Os espelhos interno e exteriores são substituídos por câmeras e um display, algo bem parecido com o que vimos no Audi e-Tron. As funções de condução essenciais são controladas através de um painel de toque no volante hexagonal com a parte superior aberta, e um smartfone pode ser integrado ao sistema operacional. Dispositivos pessoais, sejam smartfones ou tablets, podem ser usados para operar o sistema de navegação, por exemplo. Música, filmes e jogos armazenados no dispositivo podem ser usados diretamente no ID. LIFE, com as imagens exibidas na tela de projeção.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

Segundo a Volkswagen, o carro oriundo do projeto ID.LIFE chegará ao mercado custando 20 mil euros. O primeiro protótipo será apresentado no Salão Internacional do Automóvel MOBILITY 2021, em Munique, na Alemanha. Não há previsão de lançamento no Brasil.