Audi apresenta conceito de carro elétrico que mais parece uma sala sobre rodas

Audi apresenta conceito de carro elétrico que mais parece uma sala sobre rodas

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 14 de Agosto de 2021 às 22h45
Divulgação/ Audi

Quando pensamos em protótipos de automóveis, o céu é o limite — e a Audi encara essa expressão à risca. A gigante alemã, pertencente ao grupo Volkswagen, revelou um projeto de carro elétrico conversível que, com o toque de um botão, pode se transformar em uma sala de estar sobre rodas, com muito luxo, conforto, segurança e tecnologia — mas sem perder a esportividade.

Chamado de Skysphere Concept, o automóvel elétrico recebeu um design totalmente futurista e construção pensada para o total conforto dos passageiros que, se quiserem, não precisarão dirigir. É que o carro também conta com tecnologias autônomas de condução no nível 4, uma das mais independentes dentro do ranking. Além disso, ele tem desempenho esportivo e inúmeros apetrechos.

Sala sobre rodas

Como citamos, o Skysphere será uma sala de estar sobre rodas. Com o toque de um botão, os passageiros podem ativar o modo "Grand Touring", que expande o carro para 5,19 metros, reclina mais os bancos e transforma o cluster central em uma enorme tela multimídia de 1,41m de largura e 18cm de altura. Nessa tela, temos todos os controles do automóvel e o sistema de infotenimento, sempre em funcionamento com um conjunto sonoro de primeira linha.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Divulgação/ Audi)

Achou pouco? Todo o interior da cabine é extremamente luxuoso, com bancos ergonômicos e porta-objetos que conseguem acoplar, por exemplo, taças de champanhe. Por ser um conversível, o teto é todo reclinável e há diferentes modos de ajuste de iluminação quando ele está fechado. Além disso, ele é 100% conectado, com internet a bordo e serviço de concierge para o caso de alguma emergência.

Dá para dirigir, claro

Mas se você quiser curtir o luxo e o conforto, mas não abre mão de dirigir um monstro desses, a Audi tratou de dar um jeitinho. Ao ativar o modo "Sports", o carro encolhe para 4,94m e ganha um volante, que salta na posição tradicional para o motorista. E para fazer jus a todo esse requinte, a montadora alemã fez questão de equipá-lo com um ótimo propulsor elétrico e autonomia de fazer inveja a muitos modelos no mercado.

(Imagem: Divulgação/ Audi)

Segundo a Audi, Skysphere Concept é equipado com um motor elétrico de 632cv e 76,4 kgf/m de torque, o suficiente para fazer o carro, que pesa 1800 kgs, ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Essa velocidade toda também pode ser alcançada no modo autônomo, mas os sistemas, claro, vão optar por uma condução mais tranquila quando você não estiver no controle.

Disponibilidade

A Audi confirmou que pretende lançar carros reais deste e mais dois outros conceitos em 2022. Além do conversível Skysphere, a empresa trabalha com os protótipos Grandsphere (Limousine) e Urbansphere (SUV).

Fonte: Audi

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.