Publicidade

Volkswagen confirma lançamento de seis carros híbridos flex no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Setembro de 2021 às 10h05

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen está engajada em seus projetos de eletrificação da frota e prepara novidades interessantes para o Brasil. A montadora, que já afirmou em entrevista recente ao Canaltech que o futuro do segmento de elétricos e híbridos no país passa pelo etanol, confirmou que prepara o lançamento de seis modelos com a tecnologia híbrida-flex, que estreou no mundo pelas mãos da Toyota, com o Corolla Hybrid.

A informação foi confirmada pelo CEO e presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, em entrevista à Folha de São Paulo. Mesmo sem revelar quais modelos seriam esses, é de se esperar que a empresa aproveite nomes já consagrados em seu portfólio para fazer as adaptações necessárias ao nosso mercado. O último — e único — carro híbrido já lançado pelos alemães no país foi o excelente Golf GTE.

Portanto, podemos esperar por uma versão híbrida do SUV Taos, que deve concorrer com o também híbrido-flex Toyota Corolla Cross. Ou até mesmo um Jetta GTE, aproveitando-se da plataforma utilizada pelo Golf eletrificado. "O futuro da frota é o carro híbrido elétrico, que vai rodar também com etanol", disse o executivo à Folha. A chegada desses modelos com dois motores não vai excluir, por exemplo, que carros elétricos sejam trazidos pela montadora — sempre importados.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a Volkswagen decidiu trazer para o Brasil seu centro de desenvolvimento de biocombustíveis. Segundo a montadora, o vindouro Centro de P&D funcionará de forma independente quando pensamos em estratégias globais, já que o mercado latino-americano possui muitas diferenças em comparação ao europeu. Segundo estudo publicado pelo World Wildlife Fund (WWF) Brasil, até 2030 os biocombustíveis podem suprir 72% da demanda brasileira de combustível apenas pela otimização das pastagens degradadas atualmente.

"Consideramos o etanol um caminho a ser seguido na América Latina, já que a infraestrutura para a mobilidade elétrica deve demorar a chegar por aqui em comparação com países da Europa, China e Estados Unidos. Considerando que em termos de emissões e analisando todo o ciclo de vida, o modelo híbrido com etanol é tão eficiente quanto um veículo elétrico", disse Di Si, ao Canaltech.

Segundo a Volkswagen, seus carros híbridos-flex devem chegar pelos próximos cinco anos.

Continua após a publicidade

Fonte: Folha de S.Paulo