Salão de Frankfurt | Volkswagen lança o ID.3, seu carro elétrico "acessível"

Por Felipe Ribeiro | 09 de Setembro de 2019 às 22h10
Volkswagen
Tudo sobre

Volkswagen

Saiba tudo sobre Volkswagen

Ver mais

A Volkswagen aproveitou o Salão do Automóvel de Frankfurt para anunciar seu mais novo produto: o carro elétrico ID.3. Você, leitor do Canaltech, deve estar pensando: poxa, mais um carro elétrico, que vai custar uma fortuna, etc... Bem, este aqui, segundo a montadora alemã, vai ser bem mais "palpável". O carro tem preço previsto de menos de US$ 33 mil (R$ 134.970,00, na cotação atual e convertendo diretamente), o que, para este tipo de veículo, certamente é um preço convidativo. Além do preço "popular", o alcance também chama atenção: serão oferecidas opções que vão desde 330 a 550 quilômetros de autonomia, o que o colocaria como um dos mais econômicos da categoria.

Como era de se esperar e é de praxe na indústria, é óbvio que este preço de US$ 33 mil é para o modelo básico do ID.3, que possui uma bateria de 45kWh e oferece 330 quilômetros de alcance. A empresa se recusou a fornecer informações de preços para as duas variantes de maior capacidade do carro, que terão baterias de 58kWh e 77kWh e oferecerão, respectivamente, cerca de 420 e 550 quilômetros por carga.

Carregamento

A VW diz que a versão básica do ID.3 carregará a uma velocidade de até 50kW, e que se os proprietários quiserem um modelo de carga mais rápido, que vai até 100 kW, terá de pagar a mais por isso. O carregamento de 100kW será padrão na versão intermediária de 58kWh, enquanto o carregamento de 125kW, ainda mais rápido, estará disponível no ID de nível superior.

Imagem: Volkswagen

A empresa também oferece uma garantia de oito anos/160.000 quilômetros na bateria do ID.3. Nada mal.

Espaçoso e conectado

Enquanto o ID.3 pode parecer uma espécie de Golf "do futuro" do lado de fora, a Volkswagen diz que ele será muito mais espaçoso por dentro — não que o Golf não o seja, claro. Removendo o motor de combustão interna e colocando o elétrico diretamente no eixo traseiro, além das baterias no piso do veículo, a montadora disse que estendeu a cabine para a frente, liberando mais espaço para os projetistas.

Dentro dessa cabine mais espaçosa, motoristas e passageiros encontrarão um interior com a mais alta tecnologia disponível dentro do portfólio da Volkswagen. A central multimídia terá uma nova tela capacitativa e sensível ao toque de 10 polegadas que fica bem no meio do painel do ID.3, com todos os recursos das melhores do mercado.

É possível ver que, de fato, o carro é bem simples por dentro, o que "entrega" seu apelo mais acessível, principalmemente se o compararmos com outro elétrico compacto, o BMW i3, com o qual já demos uma voltinha aqui no Canaltech.

Imagem: Volkswagen

Alguns outros requintes de alta tecnologia incluem uma espécie de projetor opcional de realidade aumentada, que exibe informações no para-brisa do ID.3, e controles ativados por voz que podem ser acionados dizendo “Hello, ID”. Carregamento por indulção e sistema de som da Beats — este último tal qual já vemos nos Polo e Jetta brasileiros — fazem parte dos opcionais. O ID.3 também pode ser equipado com entrada sem chave, e os faróis matriciais de LED.

A VW também divulgou que o ID.3 estará à venda com apenas um conjunto básico de recursos de assistência ao motorista. Isso inclui a frenagem de emergência automática e a funcionalidade de assistência manutenção de faixa, algo que já vemos em muitos automóveis de diversas marcas.

E aí, gostaram do ID.3? Deixem suas opiniões nos comentários!

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.