Publicidade

Você sabia que a Porsche já fez um carro popular? Conheça o C88 Weissach Concept

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Porsche
Divulgação/Porsche

O assunto do momento no meio automotivo do Brasil é a volta do carro popular. E, para aproveitar o hype, temos uma pergunta a você, caro canaltecher: sabia que até mesmo a Porsche, desejada mundialmente por seus esportivos, já fez um carro popular?

O raro, e quase desconhecido modelo da marca alemã, é o C88 Weissach. O projeto foi tão fora da curva que nem mesmo o tradicional logotipo da montadora é igual ao encontrado em icônicos modelos como o 911 ou, então, nos novos e igualmente impressionantes elétricos, como o Taycan Turbo S.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ideia de fabricar um Porsche popular não surgiu dos executivos da marca. O site da montadora alemã explica que, em novembro de 1994, para atender a um pedido do governo da China, foi apresentado um carro-protótipo para o mercado local.

A intenção era atender à demanda por “carros familiares”, mas com alto padrão de qualidade e elevado nível de segurança. Assim, a Porsche mostrou o C88 Weissach em três versões distintas: uma mais acessível, de 2 portas; uma “padrão” e uma mais luxuosa, com 4 portas.

Como é o Porsche C88 Weissach?

O Porsche C88 Weissach, que nasceu para ser o popular da marca na China, tem sob o capô um motor bem diferente do que os fãs da montadora estão acostumados. Trata-se de um propulsor de 1,1 litro, que entrega 68cv de potência e 11 kgf/m de torque.

O carro, que lembra muito a primeira geração do Fiat Siena (inclusive pelo acabamento da cabine), mas com uma frente de Ford Fiesta sedan, pesa 979 kg e tem 4,05 m de comprimento. O projeto previa a fabricação de 300 mil unidades, mas, como o governo chinês desistiu da ideia, apenas uma foi efetivamente produzida.

Curiosidades sobre o Porsche popular

Algumas curiosidades a respeito do projeto que acabou não tendo sequência valem a pena ser destacadas:

Continua após a publicidade
  • O C88 Weissach saiu da mesa do projetista até a fábrica em apenas 4 meses, tempo excepcionalmente rápido para criar e fabricar um carro completamente do zero;
  • O protótipo foi apresentado ao mundo no Salão de Pequim de 1994, e hoje está exposto no Museu da Porsche em Stuttgart, na Alemanha;
  • O C88 Weissach tem, no banco de trás, um assento único para bebês — exigência do governo chinês para reforçar o rígido controle populacional no país.