Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Porsche 911 Turbo S | Um templo sobre rodas

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A passagem do Canaltech pelo Porsche World Road Show proporcionou experiências memoráveis e nos fez entender bem as diferenças entre os modelos esportivos da marca alemã. Um dos momentos mais marcantes foi a bordo do Porsche 911 Turbo S, versão de topo do que a empresa chama de "o seu melhor carro".

E não é para menos: o Porsche 911 Turbo S consegue fazer brotar em você toda aquela alma de piloto. Mais do que isso: pense nesse carro como um templo para quem ama automóveis, velocidade e tecnologia. Afinal de contas, tudo aqui foi pensado e desenvolvido para te trazer as melhores sensações possíveis.

Confira como foi a nossa experiência com o Porsche 911 Turbo S em algumas voltas no autódromo Velo Cittá.

Continua após a publicidade

Porsche 911 Turbo S: Impressões ao volante

Antes de entrar no habitáculo e pegar no volante do Porsche 911 Turbo S, demos uma boa olhada por fora para entender as diferenças visuais desse carro. As entradas de ar laterais e o motor traseiro são características marcantes — esta última frustrante, claro.

Já na dianteira, os faróis full LED e matriciais são um charme à parte, mas, com certeza, devem ser muito mais legais à noite. As rodas, por sua vez, possuem cinco raios em "v", que proporcionam boa ventilação dos freios, algo importante para esse tipo de carro.

Continua após a publicidade

Apresentação visual feita, hora de falar de como foi dirigir esse monstro.

O Porsche 911 Turbo S é munido de um motor 3.7 biturbo de 650cv e 81,6 kgf/m, que foi atualizado há pouco tempo. Há versões um pouco menos potentes desse mesmo modelo, mas quem tem condições de pagar um pouco mais de R$ 1,6 milhão, certamente vai escolher essa versão. E as razões são mais do que óbvias.

Mesmo andando em fila indiana, conseguimos administrar bem a distância e o piloto da Porsche nos proporcionou momentos de altíssima velocidade e dinâmica na pista, local mais indicado para conhecer tudo o que esse carro é capaz de proporcionar.

Continua após a publicidade

Com os turbos, o torque vem muito cedo (2.500rpm), algo que certamente deixa a condução (ainda) mais emocionante. Mas algo que nos chamou a atenção, e nos testes sequenciais deu para perceber com bastante clareza, é como a tração integral, no caso do 911 Turbo S, deixa as coisas ainda mais legais e seguras.

Mesmo com o sistema insistentemente privilegiando o torque para as rodas traseiras, também há força na frente. Com isso, as saídas das curvas ficaram mais interessantes. Ao mesmo tempo, percebe-se que, se o proprietário dessa máquina quiser usar o carro de modo bem "manso" na cidade, é possível, já que a suspensão é ajustável e há um certo conforto na cabine, ao contrário do que se vê nas variantes RS.

Difícil escolher um Porsche melhor do que o outro, mas com exceção à força mostrada pelos modelos topo de linha dos Porsche Taycan e Panamera, o 911 Turbo S foi o que nos deu mais "frio na barriga" quando pisamos fundo.

Continua após a publicidade

A tecnologia por trás da velocidade

O motor biturbo de seis cilindros que equipa no 911 Turbo S trabalha com a consagrada transmissão automatizada de dupla embreagem PDK, a mesma do 718 Cayman GT4 RS e outros modelos da marca. Mas, segundo a montadora, o motor recebeu um tratamento especial para ganhar 70cv a mais do que a versão anterior.

Segundo a Porsche, mesmo sem mudanças estruturais, todo o motor foi recalibrado e teve ajustes finos. A refrigeração do ar de admissão e a aspiração do ar do motor também foram reprojetadas. Na geração anterior, o ar frio para os resfriadores entrava através das entradas laterais dos para-lamas traseiros e o ar aspirado do motor entrava pela grade da tampa traseira.

Continua após a publicidade

O novo arranjo possibilita uma circulação e refrigeração do ar de admissão mais efetivas – e, com isso, um ganho de potência.

Porsche 911 Turbo S: Preços e versões

O Porsche 911 Turbo S pode ser encomendado por preços a partir de R$ 1.675.000. Mas há versões do 911 a partir de R$ 769 mil.