Publicidade

Toyota se rende ao futuro elétrico e anuncia nova fábrica de bateria nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Outubro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

Apesar de não ser vista como uma "simpatizante" do mercado de carros elétricos (e até ter chegado a correr risco de sofrer boicote por isso), a Toyota sabe que não pode abrir mão de uma fatia de mercado que vem crescendo dia após dia em todo o mundo. Por conta disso, anunciou um investimento pesado para a fabricação de baterias para carros híbridos e elétricos nos Estados Unidos.

A Toyota chegou a um acordo com o governo do presidente Joe Biden para a construção de uma nova fábrica no país, ao custo de R$ 7,13 bilhões. As instalações abrirão cerca de 1.750 novos empregos nos Estados Unidos e têm como objetivo principal baratear o custo de produção de veículos elétricos para a população local.

“O compromisso da Toyota com a eletrificação é atingir a sustentabilidade de longo prazo para o meio ambiente, empregos e consumidores americanos. Este investimento ajudará a introduzir veículos eletrificados mais acessíveis para os consumidores dos EUA, reduzir significativamente as emissões de carbono e, mais importante, criar ainda mais empregos vinculados ao futuro da mobilidade”, comentou Ted Ogawa, CEO da Toyota Motor North America, em um comunicado.
Continua após a publicidade

Mais investimentos até 2030

A nova fábrica não será a única injeção de dinheiro da Toyota no setor dentro dos Estados Unidos. O investimento total para abastecer o mercado de baterias de carros elétricos e híbridos deverá ultrapassar a casa dos R$ 18,8 bilhões. Tudo para acompanhar o que fizeram concorrentes como Ford e Stellantis, que recentemente também se posicionaram favoráveis à eletrificação total de suas frotas.

Continua após a publicidade

Em um comunicado postado no site oficial da marca nos Estados Unidos, a Toyota elencou alguns fatos sobre sua participação no segmento de elétricos e, assim, desmistificar a ideia de que seria contra a tendência.

  • Cumulativamente, a Toyota vendeu mais de 18,7 milhões de veículos eletrificados, incluindo mais de 4,5 milhões nos EUA
  • Embora os veículos eletrificados já respondam por quase 25% do volume de vendas da Toyota nos Estados Unidos, espera-se que esse número suba para quase 70% até 2030.
  • Para atender à crescente demanda, a Toyota continua a expandir constantemente sua linha de veículos eletrificados, incluindo híbrido (HEV), híbrido plug-in (PHEV), célula de combustível (FCEV) e veículos elétricos a bateria (BEV), de 55 modelos hoje para cerca de 70 modelos em 2025.
  • Dos 70 modelos, 15 serão BEVs, incluindo sete modelos Toyota bZ (Beyond Zero).

De acordo com a Toyota, até 2030 ela espera vender dois milhões de veículos com emissão zero (BEVs e FCEVs) globalmente. Nos Estados Unidos, foco dos novos investimentos, a ideia é comercializar algo entre 1,5 milhão a 1,8 milhão de veículos eletrificados, incluindo modelos ZEV.

Fonte: Toyota, The Verge