Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recorde! Toyota Mirai roda 1.300km no hidrogênio e entra para o Guiness

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

Se você ficou impressionado ao ver o Hyundai Nexo rodar incríveis 900 quilômetros com apenas um tanque de hidrogênio, espere só para ler o que o Toyota Mirai alcançou em testes realizados nos últimos dias 23 e 24 de agosto. A montadora japonesa comemorou a entrada do sedã no Guinness World Records, o famoso Livro dos Recordes.

“Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração do Mirai está estabelecendo recordes de distância. Estamos orgulhosos de sermos líderes nesta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio”, avisou Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.

De acordo com a Toyota, o Mirai percorreu 1.359,9 quilômetros com apenas um tanque de hidrogênio, em um abastecimento que não durou mais do que cinco minutos para ser concluído. O carro elétrico, agora recordista mundial, foi dirigido pelo piloto profissional Wayne Gerdes e copilotado por Bob Winger.

Continua após a publicidade

A viagem histórica

A viagem teve início no Toyota Technical Center (TTC) em Gardena, Califórnia. No primeiro dos dois dias da missão, a dupla viajou para o sul até San Ysidro e depois para o norte até Santa Bárbara, cruzando a praia de Santa Monica e Malibu ao longo da Pacific Coast Highway. Eles voltaram ao TTC naquela noite e registraram 761,22 quilômetros com apenas duas trocas de motorista.

Continua após a publicidade

A parte final foi realizada com voltas locais, nas quais percorreram mais 372 quilômetros de tráfego matinal e vespertino na rodovia de San Diego, entre Los Angeles e Orange County, até que o Mirai não tivesse mais hidrogênio e voltasse ao TTC com um total geral de 1.359,9 quilômetros percorridos. O feito foi testemunhado e validado por Michael Empric, juiz do Guinness World Records.

“Como jurado do Guinness World Records por 10 anos, tive a oportunidade de testemunhar tentativas incríveis, incluindo vários feitos relacionados a distância. A jornada do Toyota Mirai sem a necessidade de reabastecimento mostra o poder da tecnologia elétrica de célula de combustível. Essa tecnologia e a engenhosidade do design da equipe da Toyota levaram a um momento de fazer história”, comentou.
Continua após a publicidade

Durante a histórica viagem, o Toyota Mirai chegou a passar por 12 estações de hidrogênio, mas sem a necessidade de parar para reabastecer. O veículo consumiu 5,65 kg de hidrogênio durante os quase 1,4 mil quilômetros e emitiu zero CO2 no meio-ambiente. De acordo com a Toyota, se a mesma viagem fosse realizada com um carro a combustão, 301,185kg de CO2 teriam sido despejadas na atmosfera. Nada mal, não é mesmo?

Fonte: Toyota