Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford tem planos para fabricar somente carros elétricos nos Estados Unidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Maio de 2021 às 23h30

Link copiado!

Fliclr/Tony Webster
Fliclr/Tony Webster
Tudo sobre Ford

A Ford é mais uma montadora norte-americana a confirmar seus planos para a eletrificação total de sua linha de carros, vans e demais veículos. A estratégia, que começou com alguns dos modelos mais icônicos da marca, deve se estender e, nos próximos 10, 15 anos, nenhum automóvel desenvolvido pela empresa terá motores a combustão nos Estados Unidos.

Essa revelação, apesar de não ser surpreendente, repercutiu bastante na imprensa internacional. Em entrevista ao portal Automotive News, o presidente da Ford para as Américas, Kumar Galhotra, deixou bem claro que a empresa caminha para a eletrificação total em seu país de origem, seguindo o exemplo da filial europeia, que já confirmou a extinção de carros a combustão até 2030.

O cronograma para os Estados Unidos ainda não é muito claro, já que em termos de infraestrutura, há um longo caminho a percorrer, sobretudo no interior do país, onde a marca vende muito, sobretudo picapes full-size. Entretanto, o executivo classifica como "fácil" essa mudança de rumo por lá.

Continua após a publicidade

A estratégia para isso parece ter sido bem agressiva: escolher modelos icônicos da marca e começar por eles. Casos do Ford Mustang Mach-E, SUV elétrico inspirado no muscle car da empresa, o furgão Ford E-Transit, e a mais recente novidade, a Ford F-150 Lightning, versão elétrica do carro mais vendido da montadora e dos Estados Unidos há 40 anos. O próximo modelo deve ser o Ford Bronco, que acabou de ser lançado por lá e também aqui no Brasil.

É bom lembrar que os investimentos da Ford em carros elétricos são bem agressivos. Sob o comando do CEO Jim Farley, a empresa aportou algo na casa dos US$ 22 bilhões (aproximadamente R$ 116 bilhões) para o desenvolvimento de novos produtos nessa área.

A empresa também prepara uma entrada marcante no mercado de veículos autônomos, tendo, também, fechado parcerias importantes para a criação de sistemas e carros com essa tecnologia.

Continua após a publicidade

Fonte: Automotive News, RoadShow