Toyota Corolla perde central multimídia original e ganha peça alternativa
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Toyota confirmou, no fim de semana, que o Toyota Corolla sedã, hoje produzido em Indaiatuba, interior de São Paulo, sairá da fábrica sem a central multimídia original. De acordo com a montadora japonesa, a grande culpada pelo inconveniente é a crise global de semicondutores, causada pela pandemia de covid-19.
- Toyota prepara investimento pesado para reduzir custos de baterias em até 50%
- Análise | Toyota Corolla 2020 Hybrid dá show em consumo, tecnologia e conforto
- Toyota confirma que vai lançar no Brasil mais um carro híbrido flex
“A Toyota do Brasil informa que, apesar de todos os esforços que têm realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de covid-19, desde o dia 1º de setembro os veículos Corolla sedã produzidos na unidade de Indaiatuba (SP) estão saindo de linha sem a central multimídia original”, diz parte do comunicado da marca.
A montadora, na verdade, preferiu priorizar os modelos Toyota Cross e, para não deixar os clientes que preferem o sedã na mão, fechou uma parceria com a Wings, empresa nacional que produz uma central multimídia alternativa. A montadora alegou que tomou tal atitude para evitar mais dores de cabeça aos clientes que compraram o modelo sedã.
“Para evitar uma parada completa de produção e causar ainda mais desconforto aos clientes que precisariam esperar seus veículos por um longo tempo, a Toyota buscou um novo parceiro para fornecer este item, cuja instalação será feita na rede de concessionárias Toyota de todo o País. Dessa forma, a Toyota assegura seu compromisso de seguir produzindo e garantindo demanda na sua cadeia suprimentos neste momento atípico e de grandes dificuldades que o mundo enfrenta”, justificou.
Central homologada
A troca da central multimídia original pela alternativa pode não agradar aos clientes a princípio, mas, segundo a Toyota e João Marcelo Barros, cofundador da Wings, não será pela queda de qualidade. De acordo com a montadora, o acessório é homologado, tem o aval da montadora e “foi desenvolvido para atender a todas as versões do sedã”.
O representante da Wings afirmou ainda que o produto faz parte de uma linha Premium e entrega, por meio de uma “super tela” de alta resolução, “uma nova experiência com o que há de mais moderno em entretenimento, segurança e navegação”. A experiência, ao menos a princípio, no entanto, ficará prejudicada pela ausência do espelhamento via Apple CarPlay ou Android Auto.
A promessa é que esse revés seja resolvido em breve. Enquanto os recursos não são disponibilizados, a central que agora equipará os modelos de Corolla sedã terá, ao menos, conexões via Bluetooth e Wi-Fi, além de Waze e Spotify já instalados. A tela é de 10 polegadas, sensível ao toque. O sistema operacional é o Android, mas também compatível com iOS.
Fonte: Uol