Publicidade

Os 5 carros com as melhores centrais multimídia de 2020

Por| 31 de Dezembro de 2020 às 11h33

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Um dos quesitos mais importantes dentro de nossas análises automotivas no Canaltech são as centrais multimídia. Esses dispositivos são cada vez mais peças preponderantes na decisão de compra por parte dos clientes, o que motiva as montadoras a investirem cada vez mais em tecnologia, seja para o entretenimento, seja para tornar o carro ainda mais inteligente e conectado.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), as montadoras conseguiram entregar grandes lançamentos em 2020, com carros modernos, bem equipados e altamente tecnológicos. As centrais multimídia, claro, acompanharam essa evolução, e com boa oferta de produtos avançados, mesmo em carros mais populares.

Com isso em mente, listamos os 5 carros com as melhores centrais multimídia de 2020.

Continua após a publicidade

5. Ford Territory

Importado da China, o Ford Territory é uma das tentativas da Ford de competir de frente com o Jeep Compass entre os SUVs médios no Brasil. A montadora também trará o Ford Bronco em 2021, mas, enquanto isso não ocorre, o utilitário produzido no país asiático é o que representa de mais avançado em termos tecnológicos dentro da gama de carros por aqui.

Sua central multimídia de 10,1 polegadas é chamada de Sync Touch e trouxe uma série de novidades. A principal delas é poder dividir a tela enorme em quatro partes para poder controlar as diversas funções do veículo, que vão desde a mídia e espelhamentos até os itens de segurança e conforto.

Continua após a publicidade

Na tela, também podemos acompanhar as imagens em 360º feita pelos softwares de segurança do carro, que ajudam na hora de fazer manobras em locais apertados e evitar pequenos acidentes.

4. Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design

Melhor carro avaliado pelo Canaltech em 2020, o Volvo XC40 em sua versão híbrida é um carro apaixonante em todos os sentidos. Mas algo que chama a atenção logo que entramos no utilitário sueco é sua central multimídia de 9 polegadas.

Continua após a publicidade

Posicionada na vertical, essa tela reúne todas as funções do XC40, absolutamente todas. E faz tudo isso com uma qualidade de imagem e software absurda, extremamente intuitiva, rápida e inteligente, como se fosse, de fato, um tablet, que é o que parece ser a ideia da Volvo.

Ela também se torna importante porque o painel do Volvo XC40 é bem minimalista, com pouquíssimos botões. Portanto, tudo teve que ser pensado de modo que não atrapalhe o motorista e que facilite na hora de executar as tarefas do uso do carro. Sua interligação com o cluster principal também é digna de elogios, já que, em funções como o GPS nativo, ela se faz fundamental.

Continua após a publicidade

3. Fiat Strada

A Fiat Strada foi uma das melhores novidades no mercado automotivo brasileiro em 2020. A picape, que é a mais vendida do Brasil, trouxe inúmeras evoluções se compararmos com sua geração anterior, mas uma das mais aclamadas foi justamente a central multimídia, que será adotada, futuramente, em outros modelos do grupo FCA.

A uConnect, a partir do momento do lançamento da Strada, foi a primeira central multimídia capaz de espelhar o Android Auto sem a necessidade de utilizar fios. Outras centrais do mercado já faziam isso com o Apple Car Play, mas foi no modelo da Fiat que essa feature estreou.

Continua após a publicidade

Além disso, tudo é muito fácil de ser feito na uConnect, sendo um dos modelos mais rápidos do mercado.

2. Chevrolet Onix 2021

Campeã de 2019, a central multimídia do Onix recebeu importantes atualizações para seguir entre as melhores deste ano. Agora a nova My Link tem boas 8 polegadas e é capaz de espelhar o Android Auto e o Apple Car Play sem fio. Ela também ficou mais rápida do que sua versão de lançamento, que ocorreu no ano passado.

Continua após a publicidade

Além disso, claro, seguem funções já conhecidas, como o Wi-Fi nativo e o sistema de Concierge On Star.

1. Volkswagen Nivus

Continua após a publicidade

O Volkswagen Nivus foi um dos melhores lançamentos do ano, "inaugurando" um novo segmento dentro do mercado nacional, o de SUVs cupê. Além de um bom desempenho e design matador, o crossover da Volkswagen traz consigo a melhor central multimídia que avaliamos no ano — e, sem dúvida, a melhor do Brasil: a VW Play.

A VW Play é um tablet de 10 polegadas acoplado bem ao centro do painel do Nivus. Na versão Comfortline, ela é opcional e pode ser acrescentada mediante pagamento de R$ 3.520 que, no pacote, também traz os itens de segurança. Já na versão Highline, ela é de série. A resolução HD é a mesma em ambas.

O diferencial da VW Play é que ela possui armazenamento interno de 10 GB, o que lhe conferiu a possibilidade da instalação de aplicativos como Waze, iFood, Estapar, Deezer, Spotify e uma série de outros diretamente em sua memória, que podem ser baixados da loja de apps da própria VW. Para usar tudo isso, a montadora preferiu não instalar a internet à bordo, para não encarecer ainda mais a experiência, então, ao rotear o 4G do seu smartphone, a central fica inteiramente conectada.

Continua após a publicidade

Em nossos testes, por exemplo, conseguimos pedir a entrega de comida via iFood sem precisar tocar no celular, bastando apenas alguns toques entre um semáforo e outro. Além disso, é possível ouvir e baixar músicas de serviços de streaming sem utilizar a memória do smartphone. Além disso, a VW Play conta com manual cognitivo, que pode ajudar o condutor em uma série de situações relacionadas ao veículo, como se fosse um manual impresso, só que controlado pelo toque na tela ou por comandos de voz. Esse programa, aliás, te ajuda a encontrar concessionárias próximas e até agendar a revisão de seu Nivus com facilidade. Também é possível verificar todas as informações do carro na tela, como consumo e autonomia.