Publicidade

Volkswagen apresenta ID.3 e ID.4 no Brasil e prevê "emissão zero" até 2050

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2021 às 19h51

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (28), em um evento online, os principais pontos traçados no que a marca definiu como “Estratégia para descarbonização na América Latina”. A live, chamada “Rumo ao Futuro da Mobilidade Sustentável”, apresentou não somente os planos da fabricante alemã para o segmento, mas também revelou as duas primeiras grandes estrelas elétricas da “família ID” que darão as caras na região: o ID.3 e o ID.4.

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, anunciou que a estratégia “Way To Zero” pretende neutralizar as emissões de carbono da montadora até 2050. Ele também confirmou que a América Latina foi a região escolhida para liderar um centro de pesquisa e desenvolvimento para o etanol e outros biocombustíveis com foco nos mercados emergentes.

“A Volkswagen, em toda a América Latina, está comprometida com a estratégia way to zero. Nessa estratégia, é importante que a sustentabilidade seja considerada na cadeia completa, da produção do combustível até a emissão do escapamento do carro”, pontuou o executivo da marca alemã.

Continua após a publicidade

ID.3 e ID.4

O evento, realizado na sede da fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, também contou com a participação de Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. E ele se juntou a Pablo Di Si para apresentar os dois primeiros veículos elétricos que deverão ser lançados pela empresa na região: o ID.3 e o ID.4.

Continua após a publicidade

“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes, reviews com jornalistas e teste-drives”, adiantou o CEO. Ele, no entanto, preferiu não cravar quando os veículos estarão efetivamente à disposição do mercado, ou quais outros modelos elétricos poderão chegar por aqui.

“Não é o momento de falarmos em datas e modelos, mas teremos muitas novidades por aí. Eles estão sendo apresentados pela primeira vez na região para que o público possa conhecer os produtos 100% elétricos. Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, pontuou.

Design e autonomia

Continua após a publicidade

De acordo com os executivos da marca alemã, os elétricos ID.3 e ID.4 não deixarão ninguém indiferente. Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen, e que teve participação direta na criação dos dois modelos, comentou sobre o visual dos veículos:

“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos a combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muito especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos é bem longa e os balanços dianteiro e traseiros, curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”.

Em termos de autonomia, a promessa da Volkswagen na apresentação oficial dos modelos para a América Latina é que o ID.3 rode, no mínimo, 330 quilômetros, enquanto o SUV ID.4 poderá ter alcance de até 550 quilômetros com uma única carga. Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos.

Continua após a publicidade

Segundo a marca, outro ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Futuro fantástico

Pablo Di Si atrelou o lançamento dos carros elétricos ao sucesso do planejamento traçado para a descarbonização e o futuro da mobilidade sustentável, e não mostrou dúvidas de que a Volkswagen, ao apresentar o ID.3 e o ID.4, deu um passo significativo para triunfar em sua jornada.

Continua após a publicidade

“Os elétricos serão muito importantes para a estratégia way to zero na América Latina. O grupo Volkswagen está realizando a maior ofensiva de mobilidade sustentável da história da nossa empresa. Vamos investir 73 bilhões de euros em digitalização, novas tecnologias e veículos híbridos-elétricos: Serão 70 elétricos e 60 híbridos no mundo até 2030. O futuro será fantástico”, concluiu.