Análise | Novo Nissan Versa é concorrente à altura de Onix Plus e HB20S

Por Felipe Ribeiro | 21 de Março de 2021 às 09h30
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Nissan Versa é um dos carros mais injustiçados do mercado nacional. Lançado no Brasil em 2011, o sedã compacto é um dos automóveis preferidos dos motoristas de aplicativo por ser bem espaçoso e confiável mecanicamente, o que lhe garante, até o momento, um ótimo número de vendas ano após ano.

Mas a Nissan sabe que há um enorme potencial nesse nicho de sedãs compactos. As empresas investiram pesado neste tipo de modelo, já que, com cada vez menos opções de sedãs médios, esses carros passaram a ocupar um importante lugar para aqueles consumidores que não querem um SUV ou um crossover.

Pensando nisso, a montadora japonesa trouxe ao Brasil a nova geração do Versa. Importado do México, esse sedã evoluiu absurdamente se compararmos com sua geração passada. Ficou muito mais bonito, espaçoso e tecnológico, mas sem perder a confiabilidade mecânica característica que fez fama por aqui.

Com esse banho de loja, a Nissan espera que seu "novo" sedã consiga atingir outros públicos e possa concorrer de igual para igual com modelos que vendem mais, como o Chevrolet Onix Plus, HB20S, Volkswagen Virtus e até Fiat Cronos.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Canaltech passou um tempo com a versão topo de linha do Novo Nissan Versa, a Exclusive, e te conta tudo em detalhes sobre a experiência de uso.

Conectividade e Segurança

Um dos pontos de maior evolução no Novo Nissan Versa está em seu pacote tecnológico. O carro ganhou itens que antes equipavam apenas carros de maior calibre, mas que agora surgem em modelos de entrada, tal qual já acontece com seus concorrentes.

No campo da segurança, o Novo Versa conta com o famoso pacote Nissan Intelligent Safety Shield. Com ele, o carro ganhou itens como o Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). Com tudo isso, a vida a bordo do Versa é muito segura e confortável.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Na prática, tal qual já vimos em outros automóveis e até em modelos da própria Nissan, como o elétrico Leaf, esses itens são de fundamental importância para momentos em que o motorista pode estar distraído. Claro que, em nossos testes, fizemos tudo com o máximo de segurança, mas a precisão com que os sensores do carro e seus sistemas interligados funcionam.

Durante o uso no dia a dia e, principalmente, na estrada, o item que se fez mais presente foi o alerta de ponto cego. Este recurso, que funciona em parceria com o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, é praticamente um anjo da guarda quando pensamos em cuidado no trânsito. Por mais que tenhamos toda a cautela ao dirigir, sempre podemos ser surpreendidos com ultrapassagens inconsequentes. Mas, a bordo do Versa, tudo isso pode ser superado com este sistema.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego podem ser vistos no retrovisor e na tela de TFT posicionada no cluster principal do carro. Há, também, sinais sonoros que invadem qualquer mídia que esteja tocando para te ajudar nas manobras em movimento.

Nos chamou a atenção também o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Em um primeiro momento pode parecer algo banal, mas no dia a dia, está bem longe de ser inútil. Quem nunca esqueceu algum documento ou algo importante no banco de trás, não é mesmo? Pense que, além de objetos, ele pode ser muito útil em situações em que estamos com crianças ou animais. Todo o cuidado é pouco nessas horas e o que vier para ajudar é bem-vindo.

No campo do infotenimento, o Novo Versa é equipado com uma excelente central multimídia, a mesma que vimos na Nissan Frontier. Com sete polegadas e excelente resolução, o dispositivo conta com espelhamento com Android Auto e Apple Car Play, interface fácil de ser explorada, navegador GPS nativo e completamente atualizado e, claro, a câmera 360º, um dos melhores recursos automotivos disponíveis no Brasil e exclusivo na categoria.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Com o novo sistema multimídia, o Novo Nissan Versa ganha também a navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custo na Play Store e na iTunes e deve estar instalado no smartphone do condutor. Além de ajudar na localização do Novo Nissan Versa em um estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio.

Completam os itens de segurança os seis air bags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Conforto e Experiência de Uso

O Versa já era confortável e tinha um bom comportamento em sua versão 1.6 de 114cv e 15,5 kgf/m de torque, sempre aliado ao câmbio CVT. Como a Nissan resolveu manter o motor antigo, que é eficiente, econômico e confiável, restou à fabricante dar ao seu sedã compacto a evolução necessária no quesito conforto — e ela deu.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Novo Versa se aproximou, e muito, de seu irmão maior, o Sentra. Me arrisco a dizer, inclusive, que seu nível de conforto é superior ao dos rivais Onix Plus e Virtus, já avaliados pelo Canaltech. Em que pese a ausência de um motor turbo, o propulsor atual dá conta do recado quando pensamos na cidade, e com ótimos números de consumo. Em nosso uso, chegamos a bater a casa dos 12km/l na cidade com etanol, levando em conta, claro, que estamos em uma pandemia e as ruas estão mais vazias.

Além disso, contribuem para o conforto os excelentes bancos Zero Gravity, que foram desenvolvidos pela NASA. Esses bancos entram em contato com boa parte das suas costas e quadril, dando a impressão de estar te abrigando. Em uma viagem longa, por exemplo, o cansaço é bem menor.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

A direção elétrica é bem escalonada, o câmbio CVT casa muito bem com o motor 1.6 e a suspensão absorve muito bem as irregularidades do nosso solo, tornando a experiência de uso no Versa extremamente confortável e comparada com de modelos maiores.

Completam os itens de conforto o ar-condicionado digital e automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, volante multifuncional, comandos de voz, câmera traseira de estacionamento com sensor de ré, chave presencial, partida por botão e três portas USB para carregamento de smartphones.

Acabamento e Design

E evolução que talvez tenha sido a mais absurda no Novo Nissan Versa é no seu design. Seguindo a tendência de carros como o Leaf e o Sentra, a Nissan acertou em cheio na aparência de seu sedã compacto — mas que tem porte de médio. Isso faz com que ele seja um dos mais belos exemplares de sua categoria, com alguma facilidade.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Já no interior da cabine, mais surpresas. O Versa tem um painel com uma generosa faixa de material macio ao toque que dá muito mais requinte e o coloca como o mais bem acabado do seu segmento. Os demais arremates são de plástico, mas apresentam boa qualidade, lembrando muito o que vimos no Novo Nissan Kicks, que já está em testes com o Canaltech.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

O conjunto óptico é todo em LED e as rodas na versão Exclusive são de liga leve em aro 17.

Veredicto e Coeficiente Canaltech

O Novo Nissan Versa está na briga para ser o melhor sedã compacto do Brasil. Lindo, confortável e extremamente tecnológico, o carro tem predicados para competir com seus rivais mais próximos e para roubar clientes de SUVs e sedãs maiores.

O Novo Nissan Versa na versão Exclusive pode ser adquirido em todo o Brasil por R$ 92.990.

No Canaltech, o Novo Nissan Versa foi avaliado com uma unidade gentilmente cedida pela Nissan do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.