SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Renault vai produzir Kwid na Colômbia para ter Kardian no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2023 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/ Renault
Divulgação/ Renault

A Renault fará alterações em suas linhas de produção no Brasil e na Colômbia, ainda em 2023. A ideia é acomodar localmente a fabricação do Kardian, SUV que será lançado por aqui no fim de outubro e marcará a estreia do motor 1.0 turbo, também produzido no Paraná, nos carros da marca.

Para abrir o espaço que o Kardian precisa, porém, a montadora francesa terá que realocar parte da linha de montagem do Kwid para outro local, mantendo por aqui somente o necessário para abastecer o mercado nacional.

De acordo com o site 16 Valvulas, da Argentina, o local escolhido para abrigar o restante da produção do hatch subcompacto foi a fábrica de Envigado, na Colômbia, em uma parceria com a Sofasa.

Continua após a publicidade

A Renault vai investir aproximadamente US$ 100 milhões (R$ 486 milhões) para adequar as instalações da planta colombiana ao que for necessário para a inclusão do Kwid na linha de montagem. O compacto fabricado em Envigado passará a abastecer não apenas o mercado local, mas outros países da América Latina.

Apesar de não ter cravado um número exato de qual será a produção do Kwid no local, Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina, e Ariel Montenegro, diretor-geral da Renault-Sofasa, revelaram que 50% da produção será exportada para México, Equador e outros 13 países da região.

Continua após a publicidade

Renault Kardian no Brasil

Em relação ao Kardian, SUV que terá o inédito propulsor 1.0 turbo, a expectativa é que ele tenha sua produção iniciada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, no início de 2024.

O SUV do segmento B foi pensado para atender também “mercados internacionais”, indicando que trata-se de um produto global. Por aqui, a expectativa é que ele brigue por espaço com modelos como o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross, hoje destaques do segmento.

Fonte: 16 Valvulas