Publicidade

Renault Kardian | SUV compacto é confirmado com fabricação no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Renault
Divulgação/ Renault

A Renault finalmente revelou o nome do seu vindouro SUV compacto nacional: Renault Kardian. O modelo, que será fabricado na planta de São José dos Pinhais/PR, chega para ser um dos primeiros movimentos da montadora francesa em direção a uma mudança de imagem no mercado brasileiro e sul-americano.

Em comunicado, a Renault confirma que o SUV do segmento B, ou seja, compacto, será apresentado em outubro, no Rio de Janeiro. Além disso, a empresa revelou que o produto foi pensado para "mercados internacionais", ou seja, será um produto global, mas com desenvolvimento no Brasil.

A expectativa é de que o Renault Kardian venha para brigar com modelos como o Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, hoje os SUVs de porte compacto mais vendidos do Brasil. Com essa confirmação, a vinda do Renault Arkana, um SUV compacto com carroceria coupé, deve ficar em segundo plano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para entrar forte nessa competição, é esperado que o Renault Kardian estreie o novo motor 1.0 turbo da montadora francesa, aguardado justamente para esta nova fase anunciada pela companhia há algum tempo. O propulsor híbrido-flex, por sua vez, deve demorar um pouco mais e chegar somente em 2025.

Vale lembrar que a Renault deve seguir com a fabricação de outros modelos na fábrica de Pinhais, como o Kwid, Duster, Oroch, Captur, Stepway, Logan e Master. Entretando, na nova fase da montadora, alguns desses carros devem ser descontinuados, já que boa parte deles é de origem Dacia, submarca da Renault para mercados emergentes na Europa.