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Renault Niagara | Conheça nova picape que chegará ao Brasil em 2026

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Renault Argentina/Divulgação
Renault Argentina/Divulgação

A Renault confirmou, nesta última terça-feira (17), que produzirá uma picape intermediária com estrutura monobloco na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba (Argentina). Essa picape começará a ser produzida em 2026 usando a mesma base do crossover brasileiro Kardian.

Conceito Niagara é origem da nova picape

O anúncio feito por Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, e Pablo Sibilla, presidente e diretor-geral da Renault Argentina, além de políticos argentinos, confirmou que o conceito Niagara, mostrado há um ano no Brasil, será ponto de partida para a picape.

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Baseado na Plataforma Modular do Grupo Renault (RGMP na sigla em inglês), a mesma do Kardian, o conceito Niagara possui arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, prevendo não apenas versões a gasolina para o mercado argentino e de exportação, mas versões flex para o Brasil e até mesmo eletrificadas (híbrido leve e Full Hybrid).

Aliás, a motorização híbrida usando o motor flex do Kardian como base foi anunciada para o projeto de carro eletrificado brasileiro Lecar 459 esta semana.

Segundo os executivos da Renault, o modelo será "ao mesmo tempo, robusto e potente, sofisticado e repleto de tecnologias", servindo para "inaugurar uma nova etapa em sua história nos mercados internacionais" dentro do plano de lançar 8 modelos até 2027.

Tamanho de Toro e tração 4x4

Ainda segundo o anúncio da Renault Argentina, a plataforma RGMP vai permitir que a nova picape tenha entre 4 e 5 metros de comprimento, com espaço entre-eixos podendo variar entre 2,60 m e 3 m.

Tais medidas colocam a nova picape da Renault em condições de concorrer diretamente com outros modelos de porte intermediário - Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage - como a Renault Oroch nunca conseguiu.

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Na régua, a Toro tem 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos. Utilizando a mesma base, a Ram Rampage segue com este entre-eixos, mas cresce para 5,02 m.

Já a Ford Maverick é um pouco maior: são 5,07 m de comprimento com 3,07 m de entre-eixos.

Com possibilidades diferentes de módulos traseiros, a base também abre a possibilidade da futura picape ter opção de tração 4x4.

Sendo apenas 4x2 dianteira, a Oroch chega aos 5,02 m em suas versões de topo (por conta de para-choques mais bicudos), mas com entre-eixos de apenas 2,83 m.

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Investimento de quase R$ 2 bilhões

A fabricação da picape derivada da Niagara e "prima-irmã" do Kardian vai consumir um total de 350 milhões de dólares (quase R$ 2 bilhões diretos, sem impostos) a serem investidos na modernização da fábrica argentina de Córdoba.

Com isso, a unidade poderá produzir a picape visando não apenas o mercado local, como também exportação, "que atingirá entre 65% e 70% da produção" para Brasil, Colômbia e outros países da América Latina.

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No futuro, a Renault planeja ampliar esta exportação para outros mercados globais.

Atualmente, a fábrica de Santa Isabel tem capacidade anual para 70 mil unidades, empregando 2.200 funcionários. São produzidos ali os modelos Renault Kangoo, Sandero e Logan para o mercado argentina.

Além desses modelos, a fábrica entrega ainda as picapes médias Renault Alaskan e Nissan Frontier, que dividem plataforma. Esta parceria, aliás, poderá ser repetida com a nova picape intermediária, que poderá dar origem também a um modelo com o emblema da Nissan.