Renault Niagara Concept | Picape híbrida herdeira da Oroch faz 1ª aparição
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Renault não aproveitou a presença da mídia internacional apenas para fazer a apresentação oficial do Kardian, futuro SUV global da marca. A montadora francesa também revelou, pela primeira vez, uma picape híbrida, ainda em forma de conceito, que deve herdar o lugar da Oroch no mercado.
- Renault Kardian estreia como rival do Nivus e do Pulse
- Renault Metaverso | Visitamos a fábrica futurista da montadora no Brasil
Apresentada como possível modelo a ser lançado até 2027, a Niagara Concept impressiona à primeira vista pela robustez e pelo design futurista. Segundo Arnaud Belloni, vice-presidente da Renault brand, o modelo une “personalidade, sofisticação e tecnologia” e será uma das 8 novidades da marca que chegarão nos próximos anos.
“Ela terá uma suspensão superalta, que é o DNA de picape, uma robusta e dinâmica silhueta, além de ombros protetores em todas as rodas”, resumiu Belloni, enquanto a impactante Niagara Concept entrava no palco e monopolizava os olhares da imprensa internacional.
Nenhuma especificação da futura picape foi passada de forma oficial pelos executivos, mas, durante a apresentação do Renault Kardian, alguns pontos acabaram sutilmente sendo revelados, entre eles a motorização, que será a E-Tech hybrid, o comprimento (4,90 metros) e a tração 4x4.
“Não queremos mostrar muito tão cedo, mas o jogo começou”, resumiu Belloni, sem explicar, por exemplo, se a ausência de espelhos retrovisores será uma característica do modelo de produção, ou um detalhe sem muita importância no modelo conceito mostrado nesta quarta-feira (25).
Os poucos dados passados sobre a Niagara Concept mostram que a futura picape híbrida da Renault será um pouco menor do que a RAM Rampage, que tem 5,02 m de comprimento, mas bem próxima da Fiat Toro (4,94 m) e maior do que a Jeep Commander (4,76 m). As dimensões não deixam dúvidas de que ela pode, sim, beliscar um bom lugar no segmento.
Renault promete mais lançamentos
Além de revelar por completo o Kardian e dar uma pequena amostra do que a Niagara Concept pode aprontar quando for lançada, a Renault revelou um pouquinho mais do seu “game plan” traçado até 2027. E ele inclui muitas novidades para o mercado brasileiro.
A plataforma CMF-B abriu um leque de possibilidades para produção de carros de 4 a 5 metros de comprimento e entre-eixos variando entre 2,60 m e 3 metros. Isso significa, em bom português, que a Renault pode produzir desde novos hatches compactos até uma picape média.
Durante a apresentação do Kardian, os executivos reforçaram que a Renault investirá 3 bilhões de euros em modelos dos segmentos B, C, D e LCV, e que a ideia, em 2027, é que de cada três carros da marca vendidos fora da Europa, um seja híbrido ou 100% elétrico.