Flagra mostra Hyundai Creta 2025 parecido com mini-Palisade no Brasil
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Segundo SUV mais vendido do mercado nacional, o Hyunda Creta vai mudar de visual em breve e ganhar ares de mini-Hyundai Palisade. Flagrante feito em São Paulo (SP) de uma unidade utilizada para gravar conteúdo publicitário mostra que o utilitário vai ficar idêntico ao modelo vendido atualmente na Índia.
-
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
-
Ford Ranger híbrida é a mais forte de todas
- Volkswagen revela SUV substituto do Gol para 2025
Dianteira menos "sensual"
Mais "quadrado", o novo Hyundai Creta vai abandonar o polêmico visual irregular da atual linguagem visual, chamada "esportividade sensual".
Agora, a ideia é deixar o SUV mais próximo do que se vê em modelos da linha esportiva Hyundai N, bem como do Tucson europeu e do já citado Palisade, modelo premium de 8 lugares e R$ 450 mil.
A linha superior de iluminação adota LEDs em forma de duplo bumerangue e se alinha, através da barra iluminada (como em modelos da Volkswagen e BYD) com o topo da grade frontal, que adota estilo de trama, toda quadriculada.
Na base desse conjunto, temos o farol propriamente dito, logo acima de para-choque estilizado como se fosse um skid-plate (proteção de carros de rali) na cor cinza.
Traseira sólida
Já a traseira abandona de vez o estilo recortada de luzes, que fez algumas pessoas torcerem o nariz ao longo dos últimos anos. Agora, o Creta tem um estilo mais "pesado" e sólido, que até lembra modelos da Land Rover.
São duas peças de luz, certamente de LED: uma barra em forma de trave corre de lado a lado a tampa do porta-malas; externamente, uma peça no formato do número 7 complementa a iluminação, lembrando demais a solução de carros da VW (de novo), inclusive o T-Cross.
Abaixo, temos mais uma vez o para-choque bem pronunciado.
Meia-vida deve ter novo motor
Por se tratar de renovação de meio de ciclo da segunda geração, a lateral não terá grandes mudanças. Frente e traseira novas podem mexer nos 4,30 metros de comprimento, mas os 2,61 m de entre-eixos deve seguir.
Já o interior também pode vir do Creta da Índia, com grande tela que une painel de instrumentos e central multimídia.
Mas rumores apontam mesmo é a aposentadoria do motor 2.0 aspirado do Creta Ultimate (167 cv), que deve ser substituído pelo 1.6 turbo do Tucson (177 cv), mas em variante flex, possivelmente com câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Na base, segue o 1.0 turboflex de 120 cv e 17,8 kgfm de torque, auxliado pelo câmbio automático de seis marchas.
Com preços atuais entre R$ 141.890 e R$ 187.890, o Hyundai Creta fabricado em Piracicaba (SP) entregou 43.774 unidades de janeiro a agosto de 2024, segundo dados oficiais da Fenabrave.
Ele está colado no líder T-Cross, também renovado este ano e feito no Paraná (46.821 unidades).
Fonte: Car Briefing