Lecar | "Tesla brasileiro" é visto em shopping e vai usar motor de Kardian
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Pelo visto, o Lecar 459 está em movimento. O projeto apelidado de "Tesla brasileiro" por começar como um carro elétrico, mas que depois se tornou híbrido, agora teve mais detalhes sobre fábrica e motorização anunciados, ao mesmo tempo em que uma unidade de testes foi vista em Barueri, na Grande São Paulo (SP).
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Motor de Kardian, só que mais fraco
Um comunicado da Horse, empresa formada pela joint-venture entre a francesa Renault e a chinesa Geely, afirma que uma parceria vai fornecer 12 mil unidades do motor HR10 para a Lecar por ano.
Ainda segundo o documento, o Lecar 459 Hybrid será um Extended Range Electric Vehicle (EREV). Ou seja, o motor a combustão não movimenta as rodas, apenas gera energia para carregar a bateria que abastece o motor elétrico.
Este HR10 é uma variante do motor 1.0 turboflex, de 3 cilindros, produzido em Curitiba (PR) e utilizado no Renault Kardian. No caso da Renault, ele gera 122 cv e 22,4 kgfm de torque.
Já para o Lecar, temos um par menos eficiente anunciado: são 85 kW ou 115 cv, com torque equivalente a 20,5 kgfm. Além do motor a combustão, há ainda o gerador elétrico da brasileira WEG.
Com esse conjunto e seguindo os planos já divulgados da Lecar, o 459 Hybrid prevê uma autonomia superior a 1.000 km.
Visual de Tata, não de Tesla
Mas o que chamou atenção, mesmo, foi a aparição de uma unidade com placa Mercosul de homologação (com letras verdes) de protótipo do Lecar 459 em Barueri (SP).
Na cor azul, com bancos esportivos e volante similar ao de modelos Tesla e Lexus, do tipo yoke (com base achatada e topo reduzido), o protótipo não traz o visual avançado das imagens renderizadas do site oficial, que lhe rendem o apelido de Tesla brasileiro.
Mais fiel aos esboços iniciais, o modelo avistado parece ter herdado o design de modelos do final dos anos 1990. De fato, a frente lembra o indiano Tata Nano, com uma espécie de grade frontal sorridente e faróis em parábola com três faróis destacados. Já a traseira remete a modelos como Ford Fiesta Sedan e Renault Symbol.
Terreno da fábrica vistoriado
Já a conta oficial da Lecar no Instagram anunciou que o trabalho de vistoria e projeto técnico foi iniciado no terreno que receberá a fábrica, em Sooretama (ES).
"Recebemos hoje, a visita presencial do IEMA - Instituto estadual de meio ambiente e recursos hídricos do estado do Espírito Santo, no terreno da nossa futura fábrica em Sooretama, para vistoria do terreno e análise dos impactos sociais e ambientais", afirmou o texto da postagem.
Projeto brasileiro
O Lecar 459 Hybrid é um projeto de Flávio Figueiredo Assis, empresário dono da marca, que ganhou o apelido de Elon Musk brasileiro em alusão ao bilionário dono da Tesla, referência em carros elétricos em todo o mundo, anunciou que mudou de ideia após uma “última análise” sobre as condições do mercado nacional para os carros elétricos puros, ou BEVs.
Em comunicado oficial distribuído à imprensa, o CEO da Lecar alegou que a infraestrutura necessária para dar conta de uma frota de carros elétricos ainda é precária no Brasil e que os investimentos para ter uma rede própria de eletropostos, no momento, são inviáveis.
O empresário prometeu que a Lecar terá "o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo". Segundo Flávio Figueiredo, o vindouro híbrido flex da Lecar terá condições de rodar até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol no tanque, graças à ajuda da eletrificação para tracionar as rodas.