Publicidade

Lecar | "Tesla brasileiro" é visto em shopping e vai usar motor de Kardian

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Lecar
Divulgação/Lecar

Pelo visto, o Lecar 459 está em movimento. O projeto apelidado de "Tesla brasileiro" por começar como um carro elétrico, mas que depois se tornou híbrido, agora teve mais detalhes sobre fábrica e motorização anunciados, ao mesmo tempo em que uma unidade de testes foi vista em Barueri, na Grande São Paulo (SP).

Motor de Kardian, só que mais fraco

Um comunicado da Horse, empresa formada pela joint-venture entre a francesa Renault e a chinesa Geely, afirma que uma parceria vai fornecer 12 mil unidades do motor HR10 para a Lecar por ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ainda segundo o documento, o Lecar 459 Hybrid será um Extended Range Electric Vehicle (EREV). Ou seja, o motor a combustão não movimenta as rodas, apenas gera energia para carregar a bateria que abastece o motor elétrico.

Este HR10 é uma variante do motor 1.0 turboflex, de 3 cilindros, produzido em Curitiba (PR) e utilizado no Renault Kardian. No caso da Renault, ele gera 122 cv e 22,4 kgfm de torque.

Já para o Lecar, temos um par menos eficiente anunciado: são 85 kW ou 115 cv, com torque equivalente a 20,5 kgfm. Além do motor a combustão, há ainda o gerador elétrico da brasileira WEG.

Com esse conjunto e seguindo os planos já divulgados da Lecar, o 459 Hybrid prevê uma autonomia superior a 1.000 km.

Visual de Tata, não de Tesla

Mas o que chamou atenção, mesmo, foi a aparição de uma unidade com placa Mercosul de homologação (com letras verdes) de protótipo do Lecar 459 em Barueri (SP).

Continua após a publicidade

Na cor azul, com bancos esportivos e volante similar ao de modelos Tesla e Lexus, do tipo yoke (com base achatada e topo reduzido), o protótipo não traz o visual avançado das imagens renderizadas do site oficial, que lhe rendem o apelido de Tesla brasileiro.

Mais fiel aos esboços iniciais, o modelo avistado parece ter herdado o design de modelos do final dos anos 1990. De fato, a frente lembra o indiano Tata Nano, com uma espécie de grade frontal sorridente e faróis em parábola com três faróis destacados. Já a traseira remete a modelos como Ford Fiesta Sedan e Renault Symbol.

Terreno da fábrica vistoriado

Continua após a publicidade

Já a conta oficial da Lecar no Instagram anunciou que o trabalho de vistoria e projeto técnico foi iniciado no terreno que receberá a fábrica, em Sooretama (ES).

"Recebemos hoje, a visita presencial do IEMA - Instituto estadual de meio ambiente e recursos hídricos do estado do Espírito Santo, no terreno da nossa futura fábrica em Sooretama, para vistoria do terreno e análise dos impactos sociais e ambientais", afirmou o texto da postagem.

Projeto brasileiro

Continua após a publicidade

O Lecar 459 Hybrid é um projeto de Flávio Figueiredo Assis, empresário dono da marca, que ganhou o apelido de Elon Musk brasileiro em alusão ao bilionário dono da Tesla, referência em carros elétricos em todo o mundo, anunciou que mudou de ideia após uma “última análise” sobre as condições do mercado nacional para os carros elétricos puros, ou BEVs.

Em comunicado oficial distribuído à imprensa, o CEO da Lecar alegou que a infraestrutura necessária para dar conta de uma frota de carros elétricos ainda é precária no Brasil e que os investimentos para ter uma rede própria de eletropostos, no momento, são inviáveis.

O empresário prometeu que a Lecar terá "o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo". Segundo Flávio Figueiredo, o vindouro híbrido flex da Lecar terá condições de rodar até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol no tanque, graças à ajuda da eletrificação para tracionar as rodas.