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Qual versão do Jeep Compass vale mais a pena?

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Julho de 2023 às 09h30

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Jeep Compass é um dos maiores sucessos do mercado automotivo nacional. Mesmo sendo um SUV médio, o modelo consegue vender mais do que muitos concorrentes do segmento de compactos, incluindo seu irmão de plataforma, o Jeep Renegade.

O sucesso do Compass pode ser explicado por diversos ângulos, mas se um adjetivo tivesse que ser escolhido para definir esse produto seria "equilibrado". Após sua última atualização, em 2021, o SUV ficou mais potente, melhor acabado e com bom pacote de tecnologia e conectividade, predicados que podem ser vistos em praticamente todas as suas versões.

O Canaltech conseguiu passar um tempo com praticamente todas as versões do SUV, sendo todas equipadas com o motor 1.3 turboflex de 185cv e uma das opções com motorização 2.0 turbodiesel de 170cv, a Trailhawk, mais apta para o uso off-road, e vai te contar versão do Jeep Compass vale mais a pena comprar.

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No habitáculo, pouco vai mudar

Um dos pontos que, certamente, faz com que o Jeep Compass venda que nem água é seu interior. Seja na versão Sport, a mais básica, até a S, a mais completa, o acabamento é praticamente o mesmo, com materiais luxuosos, ótimos encaixes e um design atemporal.

Todas as versões possuem bancos em couro, ao menos, como opcionais, e o painel frontal só vai mudar, de fato, nas versões Limited, S e Trailhawk, que recebem uma peça a mais em couro em vez de uma que imita aço. No mais, há muito soft touch na região frontal, encostos de braço, volante e apoio central.

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O espaço interno também é o mesmo, ou seja, o Compass atende bem uma família com quatro adultos e ainda leva bastante coisa no porta-malas. São 4,40m de comprimento, 1,81m de largura, 1,63m de altura e distância entre-eixos de 2,63m. O porta-malas tem ótimos 410 litros.

O que pode definir sua compra entre um ou outro Jeep Compass está mais ligado aos equipamentos e o preço que se cobra por eles, em vez do habitáculo. O melhor de todos nesse quesito é o da versão Limited, que consegue, além de usar belos materiais, mesclar tonalidades e tornar tudo bem mais requintado.

Design tem detalhes que podem fazer diferença

Há claras diferenças no design entre as versões do Jeep Compass, mas todas compartilham de alguns itens em comum, como o conjunto óptico em LED, as rodas de liga leve (que podem variar de tamanho e desenho) e detalhes nos pára-choques, sobretudo quando avaliamos a versão Trailhawk e a S.

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A versão S é mais corpulenta e tem a ideia de passar mais sofisticação ao carro. Não à toa, há a técnica de chrome delete aplicada, que remove praticamente todos os cromados da carroceria. As rodas, assim como na versão Limited, são de 19 polegadas, com a diferença que na Limited são cromadas.

O Compass Longitude, por sua vez, traz rodas aro 18 com um belo desenho, mas que podem receber o pacote Night Eagle, que acrescenta detalhes escurecidos em toda a carroceria. Já na versão Sport, tudo é mais simples. Há frisos cromados, mas as rodas são em aro 17, com desenho que já vem desde outras linhas do SUV.

A versão com visual mais equilibrado é a Longitude, porém a Limited também agrada.

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Tecnologia pode pesar, mas há um "meio-termo"

O Jeep Compass mais completo é o modelo S, que não possui um único opcional. Sendo assim, ele vem com o teto solar panorâmico (que nas demais versões custa quase R$ 9 mil) e todo o sistema de segurança ativa e comodidades, composto pelos seguintes itens:

  • Piloto automático adaptativo
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
  • Sensor de ponto cego
  • Alerta de saída de faixa com correção ativa
  • Alerta de tráfego cruzado em manobras
  • Park assist com auxílio de baliza e vagas de shopping
  • Leitor de placa de trânsito
  • Sensor de fadiga
  • 7 airbags
  • Carregador de celular por indução
  • Som Premium da Beats

A versão Limited pode acrescentar esse itens por mais R$ 9.900, o que deixaria seu preço idêntico do da versão S. A variante Longitude, por sua vez, pode receber apenas o teto solar e o pacote com som Beats, park assist semiautônomo e carregador de celular por indução. Já o Compass Sport pode receber o teto panorâmico e os bancos em couro. As variantes diesel correspondentes possuem os mesmos equipamentos das flex, mas custam muito mais caro devido ao motor e a tração, que é 4x4.

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Com o pacote de opcionais, a versão Longitude, que já é bem equipada sem ele, fica ainda mais atraente e custa bem menos do que alguns concorrentes menos equipados. A bola fora nesse caso, e que foi corrigida no Renegade Longitude, é a possibilidade de acrescentar o pacote de tecnologia.

Analisando de maneira racional, a versão mais vantajosa do Compass nesse aspecto é a Longitude, mesmo que na Limited valia a pena investir para ter os itens a mais. De série, o Compass Longitude já vem com seis airbags, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia com GPS nativo e possibilidade de ganhar o Jeep Adventure Intelligence.

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Motorização flex basta

Antes de receber o novo motor 1.3 turboflex a família GSE, que rende 185cv e 27,5 kgf/m de torque, o Jeep Compass sofria com o propulsor 2.0 aspirado de 166cv e 20,5 kgf/m de torque, que, além de parecer insuficiente para o SUV, era extremamente beberrão.

Com o 1.3 turbo, a parte do consumo foi parcialmente melhorada, mas o desempenho está infinitamente melhor. Nas configurações com esse motor, o Compass é um carro gostoso de ser guiado e não te deixa na mão em momento algum. Já nas variantes diesel, há mais força, com os 35,7 kgf/m, porém em linha reta, os 170cv, apesar de suficientes, são menos emocionantes do que os 185cv.

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A vantagem do propulsor diesel está no consumo. Em nossos testes, marcamos quase 17 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade.

Pelos valores, obviamente qualquer versão flex vai ser mais vantajosa, mas os Compass diesel são bem atraentes e, se você quiser e puder gastar mais, eles valem muito a pena.

Jeep Compass: Preços e Versões

Confira as versões e preços do Jeep Compass antes do nosso veredicto:

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Jeep Compass: Preços e Versões
ModeloPreço
Compass Sport T270R$ 176.790 (R$ 188.290 com opcionais)
Compass Longitude T270R$ 188.590 (R$ 202.890)
Compass Limited T270R$ 211.590 (R$ 230.390)
Compass S T270R$ 236.390
Compass Longitude TD350 4x4R$ 234.790 (R$ 249.090)
Compass Limited TD350 4x4R$ 255.290 (R4 274.090)
Compass Trailhawk TD350 4x4R$ 255.290 (R4 274.090)

Qual Jeep Compass vale mais a pena?

Pensando do ponto de vista tecnológico, a versão do Jeep Compass que mais vale a pena é a Limited T270. Com os opcionais, o Compass Limited custa menos do que o S e entrega os mesmos recursos e motorização. Mas, analisando do ponto de vista mercadológico e com o custo-benefício norteando as decisões, o Compass Longitude é o que mais vale a pena.

Mesmo sem os opcionais que adicionam certo requinte e tecnologia, o Compass Longitude já entrega uma boa dose de conforto, facilidades e tecnologias, sem falar no desempenho, acabamento e conforto a bordo.

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