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Qual a autonomia ideal de um carro elétrico? CEO da Lucid Motors responde

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Myenergi/Unsplash/CC
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A autonomia dos carros elétricos ainda é a principal preocupação apontada pelas pessoas que têm interesse no segmento, mas temem sofrer com a infraestrutura precária de alguns países (como o Brasil) e, por conta disso, acabarem ficando na mão por falta de carga nas baterias.

Segundo Peter Rawlinson, CEO da Lucid Cars, montadora que não é muito conhecida no Brasil, mas uma das referências no exterior, a autonomia de um carro não precisa ser tão absurda assim para a grande maioria das pessoas. O executivo deu a “fórmula mágica” que, em sua visão, seria de bom tamanho para popularizar o segmento.

“Minha visão é que poderíamos chegar a 6 milhas (quase 10 km) por kWh, enquanto hoje estamos em 4,6. O carro elétrico do futuro só precisa de 250 milhas (400 km). Não precisaremos de carros de 500 milhas (800 km) no futuro, daqui a 10 anos. O maior impacto no mercado de massa será com baterias menores”, apostou o executivo em entrevista ao Auto Express.
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Rawlinson avisou que sua empresa, a Lucid Motors, não fará investimentos no desenvolvimento deste tipo de carro elétrico, já que a briga da marca é em um segmento premium, mais precisamente para rivalizar com os carros da Tesla. De acordo com o executivo, a ideia proposta é apenas um “Lucid insight” (ideia ou opinião, na tradução livre).

Quais carros elétricos têm “autonomia ideal” no Brasil?

A afirmação do executivo da Lucid Motors de que carros elétricos não precisam ter autonomia superior a 400 quilômetros para atender às demandas da maior parcela dos usuários levantou uma questão: quais carros à venda no Brasil se encaixam no perfil “ideal”?

De acordo com os dados oficiais do Inmetro, que recentemente reduziu a autonomia declarada pelos fabricantes em cerca de 30% para adequação ao novo padrão do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), nenhum modelo do chamado segmento de entrada da categoria se enquadra na exigência.

O BYD Dolphin, que vem se tornando um fenômeno em vendas, e já é responsável pela queda nos preços de outros modelos, como JAC E-JS1 e Caoa Chery iCar, pode rodar 291 km por carga, 109 quilômetros menos que a demanda ideal apontada por Rawlinson.

Os únicos carros que têm autonomia mínima de 400 km por carga, ou que se aproximam do número ideal, à venda atualmente no Brasil são do segmento premium: BMW i4 eDrive40 (422 km), BMW iX3 M Sport (381 km) e Mercedes-Benz AMG EQS (373 km). O Chevrolet Bolt EV é o mais “baratinho” do bolo, com autonomia PBEV de 390 km por ciclo de carga.

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Com informações: Auto Express