Publicidade

Preview GWM Haval H6 HEV | SUV chinês pode ser o “papa-Compass”

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Março de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/GWM
Divulgação/GWM

Depois de testar pelas ruas do Rio de Janeiro o Haval H6 Premium PHEV, primeira versão do SUV híbrido apresentado pela GWM no Brasil, e de acelerar o H6 GT no Autódromo de Interlagos, a reportagem do Canaltech foi convidada para conhecer a terceira e última variante do modelo.

Cruzamos as estradas do interior paulista ao volante do Haval H6 Premium HEV, híbrido tradicional, autorrecarregável (que não precisa plugar na tomada) e que é o mais barato da linha, com preço único de R$ 209 mil, já inclusos o frete e a pintura, independentemente da cor escolhida pelo cliente.

O trajeto projetado pela GWM contemplou um bate-volta entre a fábrica da marca, em Iracemápolis, e um restaurante em Limeira. Apesar de curto — cerca de 50 quilômetros —, o caminho foi pensado para incluir trechos urbanos e rodoviários e, assim, proporcionar uma experiência completa a bordo do carro que chega ao Brasil para ser uma espécie de “papa-Compass”.

Continua após a publicidade

GWM Haval H6 HEV: Primeiras impressões

A proposta da GWM em trazer três versões distintas do Haval H6 para o Brasil é muito clara: conquistar terreno em diferentes segmentos do mercado automotivo do país. O HEV, avaliado por último pela reportagem, quer brigar com Toyota Corolla Cross HEV, Volkswagen Taos e, principalmente, Jeep Compass S T270.

As primeiras impressões deixadas pelo SUV da marca chinesa após o test drive no interior paulista foram excelentes e mostraram que o Haval H6 HEV tem, tanto no papel quanto na prática, o que precisa para cair no gosto do brasileiro e se tornar uma espécie de “papa-Compass”.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Em termos de desempenho, a eficiência do conjunto mecânico foi o principal destaque. Os 243cv de potência do motor 1.5 turbo combinado com o elétrico, somados aos 54 kgf/m de torque instantâneo, tornam o GWM Haval H6 HEV um SUV ágil nas situações comuns de trânsito urbano e potente quando é preciso, como em ultrapassagens nas rodovias.

De acordo com a GWM, o conjunto mecânico desta versão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos, e o consumo médio do SUV, em trajeto misto, é de 13 km/l. Durante o curto test drive feito pela reportagem do Canaltech, alcançamos uma marca ainda melhor: 15,8 km/l no trajeto Iracemápolis - Limeira - Iracemápolis.

Conforto e tecnologia impressionam

Continua após a publicidade

Além do bom desempenho, o Haval H6 HEV também tem no pacote conforto + tecnologia uma aposta alta para derrubar a Compass e os demais concorrentes do segmento. E muitos dos itens inclusos na versão única do SUV que virá ao Brasil a partir de abril se mostraram extremamente úteis na “vida real”.

A reportagem usou e abusou do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) para não perder de vista os demais carros do “comboio” durante o test-drive. E o recurso, que é facilmente acionado por meio de uma alavanca na lateral do volante, se mostrou bastante eficiente no acompanhamento ao carro que ia à frente. O recurso de permanência em faixa também foi testado e aprovado, alertando o motorista a retornar para o centro da pista sempre que uma escapadinha proposital era providenciada.

O SUV híbrido conta ainda com frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas, em 45° e 90°, e câmera 360º.

Continua após a publicidade

GWM Haval H6 HEV: O que esperar?

Pelo que mostrou no test drive de cerca de 50 quilômetros, o GWM Haval H6 HEV não deixou dúvidas de que chegará ao Brasil para incomodar — e muito — não apenas o Jeep Compass, mas também o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla híbrido, rivais selecionados pela própria marca como os principais a serem batidos.

Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil, não tem dúvidas de que esse modelo é a escolha ideal para quem busca um carro híbrido, mas não quer se preocupar em ter que plugá-lo na tomada quando precisar encher a bateria.

“O H6 Premium HEV é mais uma opção de escolha que a GWM oferece ao consumidor brasileiro. Ele é a melhor solução para quem não pode fazer a recarga da bateria na sua garagem”, assegurou.
Continua após a publicidade

GWM Haval H6 HEV: Preço e disponibilidade

O Haval H6 HEV já foi colocado em pré-venda pela GWM no Mercado Livre. Os interessados podem reservar o carro na cor desejada por R$ 9 mil clicando no link da plataforma para garantir uma unidade. O preço total do SUV, que será vendido em versão única, é de R$ 209 mil.

A oportunidade de reservar o carro pelo Mercado Livre vai somente até o dia 31 de março, e os clientes que efetuarem o pagamento dos R$ 9 mil ganharão, como cortesia, o teto solar elétrico panorâmico, que passará a custar R$ 10 mil extras a partir de abril. Além disso, também ganharão dois anos de revisão grátis ou 24.000 km, com direito ao Tomorrow Assistance, serviço de oficina remota GWM, que realiza o serviço no local em que o cliente indicar e ainda disponibiliza um carro de cortesia.

Continua após a publicidade

As entregas das unidades do Haval H6 HEV estão previstas para começar em abril. Quantas já foram reservadas? Oswaldo Ramos afirmou que “muitas”, mas brincou que não revela o número “nem sob ameaça”. E quantas ele espera vender? “Quantas o mercado brasileiro quiser”, assegurou, garantindo que estoque não é problema para a marca.