Preview GWM Haval H6 | SUV híbrido promete revolucionar o segmento
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Great Wall Motor não estava brincando quando avisou que viria para o Brasil para revolucionar o mercado de carros eletrificados. A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de acompanhar de perto o evento de divulgação da marca GWM no país e, de quebra, conhecer um pouquinho mais a respeito do Haval H6, SUV híbrido que marcará a entrada da fabricante chinês no Brasil.
- Great Wall | Conheça os carros que a chinesa pode lançar no Brasil
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
O test-drive foi curto, de cerca de 15 minutos, realizado na região do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Por se tratar de um protótipo, ainda não estava com a suspensão corretamente calibrada e sem o ajuste de volante ideal para o Brasil.
O Haval H6 disponibilizado também não exibiu muitas das tecnologias que estarão presentes nos modelos que começarão a ser vendidos por aqui em 2023, como os recursos de condução semiautônoma nível 2+.
Mesmo assim, a primeira impressão do SUV híbrido foi, com o perdão da redundância, impressionante. O Haval H6 une realmente o melhor dos dois mundos de quem ainda torce o nariz quando o assunto é carro eletrificado, pois entrega a experiência de condução real de um carro elétrico, mas sem abandonar os pontos positivos do motor tradicional a combustão.
Apesar do trânsito que tivemos que encarar durante o test-drive, normal para uma cidade grande como o Rio de Janeiro, foi possível experimentar o ACC, controle de cruzeiro adaptativo, testar a leitura de placas de via que é exibida no head up display de forma imediata, o assistente de permanência em faixa e muito mais.
Como anda o GWM Haval H6?
Claro, não poderíamos deixar de falar sobre como anda o GWM Haval H6. E a proposta da marca de entregar um carro com “espírito” elétrico e as benesses de um híbrido foi cumprida à risca.
O SUV acelera forte nas saídas, é ágil nas ultrapassagens e muito seguro nas curvas, mesmo ainda não estando completamente calibrado para uso no Brasil. O torque, não divulgado, é imediato e mostra que a combinação do motor 1.5 turbo com os dois elétricos, cada um montado em um eixo, foi uma bola dentro da montadora chinesa.
A potência combinada declarada é de 393 cavalos e, pelo que o Haval H6 mostrou em duas esticadas que demos durante o rápido teste, realmente não é apenas um número “inventado”.
A montadora fez questão de frisar, inúmeras vezes, que o evento não foi para apresentar o Haval H6, e sim para dar aos jornalistas presentes uma primeira chance de conhecer o carro.
A marca chinesa pretende realizar pelo menos mais duas ações com o carro, uma delas em pista fechada para, aí sim, revelar tudo o que este SUV híbrido poderá entregar ao consumidor brasileiro. A reportagem do Canaltech, claro, mal pode esperar pela próxima experiência a bordo do carro que, pelo jeito, chegou para revolucionar o segmento.
*A reportagem do Canaltech viajou ao Rio de Janeiro a convite da Great Wall Motor.