Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BMW iX | 10 tecnologias e curiosidades do SUV inteligente

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Fevereiro de 2022 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/BMW
Divulgação/BMW
Tudo sobre BMW

O BMW iX foi apresentado pela montadora alemã com o rótulo de "1º carro inteligente do Brasil". E o adjetivo, ao que parece, não foi escolhido aleatoriamente ou de maneira exagerada.

As duas versões do SUV que estarão disponíveis para os clientes a partir de março de 2022 são, na verdade, inovadoras no que diz respeito aos recursos de Inteligência Artificial embarcados.

Tanto a variante mais simples (XDrive40) quanto a mais completa (XDrive50) disponibilizam um pacote completo de acessórios que, como disse um dos executivos da marca, dará ao cliente “uma experiência sensorial completa”.

Continua após a publicidade

Além dos inovadores recursos, outro ponto que chama a atenção no BMW iX é a série de curiosidades envolvendo o carro e sua produção.

Vocês sabiam que o sistema de infotenimento dele foi testado em um outro carro, que rodou disfarçado pelo Brasil e gerou especulação na mídia a respeito de um lançamento que, na verdade, não vai acontecer? Pois é. Vamos listar essas e outras curiosidades a seguir.

Curiosidades sobre o BMW iX

Continua após a publicidade

6. Disfarce impecável

Vamos começar por uma curiosidade interessante. Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, brincou ao lembrar que alguns veículos de imprensa especularam sobre o possível lançamento de um X5 a diesel depois de flagrarem um modelo disfarçado pelas ruas.

Segundo ele, isso foi feito porque, no interior desse BMW X5, estava rodando todo o sistema de infotenimento que agora está instalado no iX.

Continua após a publicidade

5. Rodando o Brasil

Boa parte dos testes utilizando o X5 com o sistema de infotenimento do iX foi realizada em Araquari, na região de Santa Catarina.

O carro disfarçado foi notado em outras regiões, pois ele rodou, e MUITO, Brasil afora. Ele passou por Paraná, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, totalizando 40 mil quilômetros desde o início do projeto, em junho de 2020.

4. Igual aqui e lá fora

Continua após a publicidade

Diferentemente do que ocorre com muitos carros de marcas premium que são lançados nos Estados Unidos e na Europa com tecnologias superiores às encontradas nos modelos que vêm para o Brasil, o BMW iX que está à venda lá fora é exatamente igual ao que o consumidor encontrará por aqui.

A preocupação da marca em oferecer um produto premium também está no atendimento. Segundo os executivos, foi feito um investimento maciço para que todos os concessionários tenham treinamento para vender e atender o cliente, independentemente da região.

“O carro elétrico precisa estar no Brasil inteiro”, resumiu João Veloso, Head de Comunicação da marca.

Continua após a publicidade

3. Pré-venda concorrida

A live que marcou o início da pré-venda do BMW iX foi curiosa, pois teve transmissão direto do Metaverso, e muito concorrida. Segundo os executivos, os 30 modelos disponibilizados em pré-venda se esgotaram em 12 minutos, e isso acabou gerando algumas saias-justas.

“Muita gente ligou dizendo que saiu só um minutinho para tomar água ou cuidar do bebê e, quando voltou, já não tinha mais carro disponível em pré-reserva”, revelou Roberto Carvalho, responsável pelo departamento comercial da marca.

Continua após a publicidade

2. Potência de 10 mil iPhones

Você já viu uma bateria de iPhone? Imagine, então, combinar a potência e o desempenho de 10 mil delas. É isso aproximadamente o que o BMW iX tem em suas configurações, com capacidades de 76,6 kWh e 111,5 kWh, respectivamente para os modelos XDrive40 e XDrive50.

1. Capô “proibido”

Talvez a maior curiosidade a respeito do SUV inteligente é que o dono do carro simplesmente é proibido de abrir o capô dianteiro do veículo. Isso mesmo. Como no compartimento ficam apenas componentes elétricos do carro, apenas técnicos da BMW têm acesso ao iX. Para completar a água do limpador de pára-brisas, basta levantar o logotipo e inserir o líquido.

Continua após a publicidade

Tecnologias do BMW iX

Os executivos da marca afirmaram durante a apresentação do iX que “carro não é só mecânica, é cada vez mais software”. E não estavam brincando. O BMW iX é praticamente um “smartphone com rodas”, e não pelo simples fato de ser alimentado pela potência equivalente à encontrada em 10 mil baterias de iPhones.

A tecnologia embarcada no SUV alemão envolve desde direção autônoma nível 2 até o aprendizado do carro para agir de maneira “espontânea” de acordo com o comportamento diário do motorista.

Continua após a publicidade

Veja a seguir algumas tecnologias do BMW iX.

4. Navegação com realidade aumentada

De acordo com Henrique Miranda, responsável pela área de conectividade e eletrificação da BMW no Brasil, as imagens da câmera frontal são captadas em tempo real e jogadas para uma parte do display durante o uso do GPS. Isso impede que o motorista erre uma conversão por falta de clareza do aplicativo.

Continua após a publicidade

3. Teto panorâmico digital

O teto panorâmico não é novidade em SUVs premium, mas o do BMW iX foi além. Ele fica opaco ou translúcido apenas ao toque de um botão, dispensando a abertura tradicional.

2. Grade que se “conserta sozinha”

O BMW iX conta, em sua grade frontal, com uma camada de resina na superfície, que se recompõe automaticamente quando há vento e calor acima de 30ºC, no caso de pequenos arranhões.

Continua após a publicidade

1. Carro que “ouve, fala e vê”

Fechando o pacote de tecnologias do BMW iX, um combo de respeito que permite à Inteligência Artificial do carro “ouvir, falar e ver” o que acontece para dar ao condutor as melhores escolhas.

O reconhecimento por voz informa temperatura, trânsito, lê notícias, regula o ar-condicionado e até aciona o sistema de massagem nos bancos do motorista e do passageiro. Há também o reconhecimento por gestos, com acesso a múltiplas funções.

Ainda neste campo de “ouve, fala e vê”, a inteligência artificial do SUV aprenderá sua rotina e poderá, automaticamente, regular a temperatura do ar-condicionado sempre nos mesmos horários do dia ou, então, abrir a janela para que você possa acessar seu condomínio.

Ao “informar” para o BMW iX que você está com calor ou estressado, ele também regulará a temperatura do habitáculo e acionará o recurso de massagem incorporado aos bancos. Os bancos, aliás, também têm embutidos alto-falantes e subwoofers Bowers & Wilkins. São 30 no total, que funcionam em conjunto com duas telas enormes de 12,4 e 14,9 polegadas.

O carro conta ainda com chave por aproximação 100% digital (Key plus), que é instalada no celular e dá acesso total ao carro sem a necessidade da chave física. Ela dispensa a necessidade da chave física e funciona por meio do (Ultra Wide Band), que ainda permite o compartilhamento da chave digital com até 5 pessoas, por mensagem, e dá a opção de limitar os recursos do carro.

E aí? Ficou convencido que o BMW iX é mesmo um carro inteligente? Comente conosco o que achou do SUV em nossas redes sociais.