BMW iX | 10 tecnologias e curiosidades do SUV inteligente

BMW iX | 10 tecnologias e curiosidades do SUV inteligente

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 24 de Fevereiro de 2022 às 09h30
Divulgação/BMW

O BMW iX foi apresentado pela montadora alemã com o rótulo de "1º carro inteligente do Brasil". E o adjetivo, ao que parece, não foi escolhido aleatoriamente ou de maneira exagerada.

As duas versões do SUV que estarão disponíveis para os clientes a partir de março de 2022 são, na verdade, inovadoras no que diz respeito aos recursos de Inteligência Artificial embarcados.

Tanto a variante mais simples (XDrive40) quanto a mais completa (XDrive50) disponibilizam um pacote completo de acessórios que, como disse um dos executivos da marca, dará ao cliente “uma experiência sensorial completa”.

Além dos inovadores recursos, outro ponto que chama a atenção no BMW iX é a série de curiosidades envolvendo o carro e sua produção.

Tecnologias embarcadas no BMW iX impressionam (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Vocês sabiam que o sistema de infotenimento dele foi testado em um outro carro, que rodou disfarçado pelo Brasil e gerou especulação na mídia a respeito de um lançamento que, na verdade, não vai acontecer? Pois é. Vamos listar essas e outras curiosidades a seguir.

Curiosidades sobre o BMW iX

6. Disfarce impecável

Vamos começar por uma curiosidade interessante. Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, brincou ao lembrar que alguns veículos de imprensa especularam sobre o possível lançamento de um X5 a diesel depois de flagrarem um modelo disfarçado pelas ruas.

Segundo ele, isso foi feito porque, no interior desse BMW X5, estava rodando todo o sistema de infotenimento que agora está instalado no iX.

Slide mostra como o sistema de infotenimento do iX foi "disfarçado" dentro de um X5 camuflado (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

5. Rodando o Brasil

Boa parte dos testes utilizando o X5 com o sistema de infotenimento do iX foi realizada em Araquari, na região de Santa Catarina.

O carro disfarçado foi notado em outras regiões, pois ele rodou, e MUITO, Brasil afora. Ele passou por Paraná, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, totalizando 40 mil quilômetros desde o início do projeto, em junho de 2020.

4. Igual aqui e lá fora

Diferentemente do que ocorre com muitos carros de marcas premium que são lançados nos Estados Unidos e na Europa com tecnologias superiores às encontradas nos modelos que vêm para o Brasil, o BMW iX que está à venda lá fora é exatamente igual ao que o consumidor encontrará por aqui.

A preocupação da marca em oferecer um produto premium também está no atendimento. Segundo os executivos, foi feito um investimento maciço para que todos os concessionários tenham treinamento para vender e atender o cliente, independentemente da região.

“O carro elétrico precisa estar no Brasil inteiro”, resumiu João Veloso, Head de Comunicação da marca.

Recursos presentes no BMW iX no Brasil são os mesmos das versões de fora (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

3. Pré-venda concorrida

A live que marcou o início da pré-venda do BMW iX foi curiosa, pois teve transmissão direto do Metaverso, e muito concorrida. Segundo os executivos, os 30 modelos disponibilizados em pré-venda se esgotaram em 12 minutos, e isso acabou gerando algumas saias-justas.

“Muita gente ligou dizendo que saiu só um minutinho para tomar água ou cuidar do bebê e, quando voltou, já não tinha mais carro disponível em pré-reserva”, revelou Roberto Carvalho, responsável pelo departamento comercial da marca.

Bateria do BMW iX tem potência de 10 mil iPhones (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

2. Potência de 10 mil iPhones

Você já viu uma bateria de iPhone? Imagine, então, combinar a potência e o desempenho de 10 mil delas. É isso aproximadamente o que o BMW iX tem em suas configurações, com capacidades de 76,6 kWh e 111,5 kWh, respectivamente para os modelos XDrive40 e XDrive50.

1. Capô “proibido”

Talvez a maior curiosidade a respeito do SUV inteligente é que o dono do carro simplesmente é proibido de abrir o capô dianteiro do veículo. Isso mesmo. Como no compartimento ficam apenas componentes elétricos do carro, apenas técnicos da BMW têm acesso ao iX. Para completar a água do limpador de pára-brisas, basta levantar o logotipo e inserir o líquido.

Quer abrir o capô? Na-na-ni-na-não... No máximo, dono pode levantar a tampinha (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Tecnologias do BMW iX

Os executivos da marca afirmaram durante a apresentação do iX que “carro não é só mecânica, é cada vez mais software”. E não estavam brincando. O BMW iX é praticamente um “smartphone com rodas”, e não pelo simples fato de ser alimentado pela potência equivalente à encontrada em 10 mil baterias de iPhones.

A tecnologia embarcada no SUV alemão envolve desde direção autônoma nível 2 até o aprendizado do carro para agir de maneira “espontânea” de acordo com o comportamento diário do motorista.

Veja a seguir algumas tecnologias do BMW iX.

4. Navegação com realidade aumentada

De acordo com Henrique Miranda, responsável pela área de conectividade e eletrificação da BMW no Brasil, as imagens da câmera frontal são captadas em tempo real e jogadas para uma parte do display durante o uso do GPS. Isso impede que o motorista erre uma conversão por falta de clareza do aplicativo.

Executivo aponta para recursos de realidade aumentada do BMW iX (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

3. Teto panorâmico digital

O teto panorâmico não é novidade em SUVs premium, mas o do BMW iX foi além. Ele fica opaco ou translúcido apenas ao toque de um botão, dispensando a abertura tradicional.

2. Grade que se “conserta sozinha”

O BMW iX conta, em sua grade frontal, com uma camada de resina na superfície, que se recompõe automaticamente quando há vento e calor acima de 30ºC, no caso de pequenos arranhões.

1. Carro que “ouve, fala e vê”

Fechando o pacote de tecnologias do BMW iX, um combo de respeito que permite à Inteligência Artificial do carro “ouvir, falar e ver” o que acontece para dar ao condutor as melhores escolhas.

O reconhecimento por voz informa temperatura, trânsito, lê notícias, regula o ar-condicionado e até aciona o sistema de massagem nos bancos do motorista e do passageiro. Há também o reconhecimento por gestos, com acesso a múltiplas funções.

Carro tem configurações diferentes para cada "ID" de usuário (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Ainda neste campo de “ouve, fala e vê”, a inteligência artificial do SUV aprenderá sua rotina e poderá, automaticamente, regular a temperatura do ar-condicionado sempre nos mesmos horários do dia ou, então, abrir a janela para que você possa acessar seu condomínio.

Ao “informar” para o BMW iX que você está com calor ou estressado, ele também regulará a temperatura do habitáculo e acionará o recurso de massagem incorporado aos bancos. Os bancos, aliás, também têm embutidos alto-falantes e subwoofers Bowers & Wilkins. São 30 no total, que funcionam em conjunto com duas telas enormes de 12,4 e 14,9 polegadas.

O carro conta ainda com chave por aproximação 100% digital (Key plus), que é instalada no celular e dá acesso total ao carro sem a necessidade da chave física. Ela dispensa a necessidade da chave física e funciona por meio do (Ultra Wide Band), que ainda permite o compartilhamento da chave digital com até 5 pessoas, por mensagem, e dá a opção de limitar os recursos do carro.

E aí? Ficou convencido que o BMW iX é mesmo um carro inteligente? Comente conosco o que achou do SUV em nossas redes sociais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.