Tudo que você precisa saber antes de comprar o BMW iX
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Um mês após lançar oficialmente o BMW iX diretamente do Metaverso, a montadora alemã mostrou, ao vivo, tudo o que o primeiro carro inteligente do Brasil vai oferecer aos seus clientes quando chegar às concessionárias da marca em março de 2022. E novidades não faltam.
- BMW iX | 10 tecnologias e curiosidades do SUV inteligente
- 10 carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2022
“Carro não é só mecânica. É cada vez mais software”, resumiu João Veloso, Head de Comunicação da BMW. “O futuro elétrico já é uma realidade, e esse é o carro que vai definir os próximos anos".
Antes de citarmos os recursos inteligentes que estão presentes no BMW iX, é interessante conhecer um pouco mais a respeito do SUV alemão, que será oferecido nas versões xDrive40 e XDrive50. Vale lembrar que ele é o primeiro de uma série de oito carros 100% elétricos que a marca lançará até o fim de 2023, incluindo Série 5, Série 7, X1 e Mini Cooper.
Tanto o iX XDrive40 quanto o iX XDrive50 têm dois motores, um em cada eixo, e tração integral. O modelo de entrada produz 326 cavalos de potência máxima, com torque de 64,3 kgfm, enquanto o topo de gama oferece 523 cavalos e 78 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h para não prejudicar a vida útil da bateria.
Autonomia gigante
O primeiro ponto que chama a atenção no BMW iX é sua autonomia. Segundo a marca, ela será de até 425 quilômetros para a variante XDrive40 e alcançará 630 quilômetros na XDrive50. Isso será possível graças às baterias de 76,6 kWh e 111,5 kWh, respectivamente, ambas posicionadas no assoalho.
Segundo Emílio Paganoni, Gerente-Sênior de Treinamento do Grupo BMW no Brasil, a bateria do SUV usa 30% menos cobalto do que as mais comuns. Ela é formada por 10 módulos de 18 células cada (11 no caso da XDrive50) e tem carga equivalente a quase 10 mil baterias de iPhone.
A montadora disponibiliza aos clientes dois carregadores rápidos, um Wall Box de até 22 kWh e um portátil, flexível (Fast Charger), de até 11 kWh. O tempo máximo de carga, segundo os executivos, é de 7h15 para o XDrive40 e 10h45 para o XDrive50.
A novidade em relação ao carregamento, um dos maiores problemas no Brasil, está ligada ao aplicativo da marca. Segundo os executivos, o My BMW App mostrará, em tempo real, os locais em que há carregadores instalados e, inclusive, se eles estão desocupados.
Pegada ecológica
A BMW não prometeu ser 100% elétrica até 2030, como fizeram outras montadoras, mas nem por isso está menos preocupada com o meio-ambiente. A marca revelou que o projeto do iX tem uma pegada ecológica forte.
Henrique Miranda, responsável pela área de conectividade e eletrificação da BMW no Brasil, informou que a carroceria usa em torno de 60 quilos de plástico reciclado, boa parte de garrafas Pet.
A construção do carro também conta com alumínio reciclado, couro natural, tratado com extrato de oliveira; madeira de reflorestamento no console e até redes de pescadores recuperadas do oceano.
Os recursos do BMW iX
O rótulo de “inteligente” realmente faz jus ao SUV da BMW. O desenvolvimento da inteligência artificial (IA) é impressionante, e quem se dispuser a pagar o preço (que falaremos mais adiante) para levar o iX para casa, vai experimentar tecnologias ainda inéditas no Brasil.
Henrique Miranda enumerou aos jornalistas que compareceram ao evento da montadora nesta terça-feira (22) os recursos que compõem o que o executivo rotulou de “experiência sensorial completa”. De acordo com ele, “o carro vai aprender com o dono”.
“Há reconhecimento por voz e por gestos, além da criação de um perfil na nuvem por meio do BMW ID. O carro vê, ouve e sente sua presença”, afirmou Miranda.
O executivo explicou que o iX será capaz, por exemplo, de identificar se o condutor chega todos os dias, em um horário determinado, a um local em que precisa abaixar o vidro para passar um crachá. O veículo entenderá que isso é algo cotidiano e dará ao motorista a opção de tornar essa abertura de vidros automática.
O carro também conta com um sistema que permite à grade frontal se “consertar sozinha”. Na verdade, ela conta com uma camada de resina na superfície, que se recompõe automaticamente, quando há vento e calor acima de 30ºC, no caso de pequenos arranhões.
Em demonstração para os jornalistas, o local foi arranhado com uma chave de fenda e, "como mágica", se regenerou, como mostra o vídeo acima.
Além disso, o BMW iX terá em seu pacote tecnológico recursos premium, como:
- Navegação com realidade aumentada, que mostrará na tela, em tempo real, imagem captada pela câmera para o condutor não correr o risco de “errar a rua”;
- Chave por aproximação 100% digital (Key plus), que dará acesso total ao carro sem a necessidade da chave física;
- Troca do NFC pelo UWB (Ultra Wide Band), que dispensa a necessidade de aproximar o celular da maçaneta para o carro “perceber” que você está por perto;
- Compartilhamento da chave digital com até 5 pessoas, por mensagem, e opção de limitar os recuros do carro;
- Aviso de troca de pneu quando o desgaste de um ou mais estiver ocorrendo;
- Sistema de som 4D Surround assinado pela Bowers & Wilkins composto por 30 alto-falantes, alguns deles nas laterais e dentro dos assentos;
- Duas telas curvas de 12,3 e 14,9 polegadas;
- Reconhecimento por voz que informa temperatura, trânsito, lê notícias, regula o ar-condicionado e aciona o sistema de massagem nos bancos do motorista e do passageiro;
- Sistema de condução semiautônoma "nível 2 plus" (superior ao nível 2, mas abaixo do nível 3).
Preço e disponibilidade do BMW iX
O primeiro carro inteligente do Brasil chegará às lojas da BMW em março, mas as primeiras 30 unidades que desembarcarem por aqui já têm destino certo. Elas serão entregues a quem participou da live de lançamento no Metaverso e depositou R$ 50 mil para reservar o iX.
Segundo a BMW, foram 30 unidades vendidas em menos de 12 horas, o que motivou os executivos do Brasil a aumentar em 20% os pedidos de novos carros para atender à demanda em 2022.
Estão previstos mais 400 carros iX até o fim do ano, sendo 65% deles na versão mais completa, a XDrive50, e 35% na de entrada, a XDrive40.
Os preços de lançamento do BMW iX são os seguintes:
- XDrive40: R$ 654.950
- XDrive50: R$ 799.950