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Transformação total: CEO da Nissan revela que Leaf vai se tornar SUV elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Outubro de 2021 às 10h10

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Divulgação/Nissan
Divulgação/Nissan

O Nissan Leaf, primeiro carro da marca japonesa lançado com propulsão elétrica, vai mudar tudo em sua próxima geração. Tudo mesmo! De acordo com Guillaume Cartier, CEO da montadora na Europa, ele deixará de ser um hatch para se transformar no mais novo SUV compacto 100% elétrico do mercado.

O crossover será fabricado nas instalações da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, e será construído em cima da plataforma CMF-EV, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Além do remodelado Leaf, mais quatro modelos da linha crossover estão nos planos da empresa para chegar a partir de 2025: Juke, Qashqai, Ariya e X-Trail, em um investimento que pode beirar os R$ 8 bilhões.

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Segundo Cartier, o ponto comum entre eles, além do design puxando para o lado SUV, é a propulsão. “Estrategicamente, apostamos na eletrificação”, comentou em entrevista ao Autocar. A Nissan já deixou claro em outras oportunidades que projeta 80% de suas vendas sejam de EVs completos em 2030 e que em 2025 terá eletrificado toda a sua gama com EVs completos ou com a opção híbrida e-Power, como no sedã Sentra.

O investimento em tecnologias como hidrogênio, por outro lado, está praticamente descartado. Makoto Uchida, CEO da Nissan, foi incisivo quando questionado a respeito: “Nossos concorrentes têm muitas soluções de tecnologia. Para nós, decidimos EVs. Costumávamos ter tecnologia de hidrogênio na Nissan e talvez em um mundo diferente, ainda teríamos. Mas, até agora, este [modelo, o de veículos elétricos] é o nosso trunfo, e onde queremos estar".

Retomada nos EUA

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A transformação do Leaf de hatch para SUV compacto pode ter como pano de fundo a ideia de fortalecer a marca em mercados da Europa e, principalmente, nos Estados Unidos. Segundo um relatório obtido pela CNet, os estadunidenses nunca foram muito fãs do Leaf em sua forma “original”.

Os números coletados junto à Experian mostram que somente 10.238 hatches da Nissan foram emplacados no país, contra 22.799 modelos Bolt, da General Motors, e 105.545 Tesla Model Y.

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O Ariya, outro SUV elétrico da Nissan, também é visto com bons olhos pela montadora japonesa para recuperar o terreno perdido nos Estados Unidos, no Reino Unido e até no Japão, onde o Leaf também é produzido.

Fonte: Autocar, CNet