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Nissan Leaf chega ao mercado brasileiro com kit de recarga custando R$ 195 mil

Por| 22 de Julho de 2019 às 10h42

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Nissan, durante evento na última quinta-feira (18), em São Paulo, anunciou o lançamento oficial da segunda geração de seu carro elétrico, o Nissan Leaf. O veículo, que é o mais vendido do mundo no segmento, já rodava pelo Brasil em caráter experimental e podia ser adquirido apenas por empresas. Agora, ele chega ao mercado nacional por R$ 195 mil em versão única.

Apesar do altíssimo preço de venda, a Nissan pensou nas dificuldades de infraestrutura do Brasil para lançar este produto no mercado nacional, e é algo que pode fazer com que os clientes "perdoem" o valor: ao adquirir o Leaf, a Nissan dará ao usuário um kit completo de recarga para casa e para rua. Durante a aquisição, a montadora vai ao imóvel do comprador para verificar se é possível instalar o carregador caseiro homologado pela fabricante japonesa.

"O proprietário de um Nissan Leaf nunca mais vai pisar em um posto de gasolina na vida", comentou Humberto Gómez, diretor de marketing da Nissan Brasil. "O que estamos fazendo não é apenas o lançamento de um carro, mas sim de um movimento social, com vista em beneficiar o meio ambiente e a vida das pessoas", complementou.

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Além do anúncio, a empresa destacou todas as funções que o carro trará, como o sistema de proteção Nissan Inteligent Safety Shield, que impede colisões e atropelamentos, o ePedal, que faz com que o condutor utilize apenas um pedal para acelerar e frear o carro e muitas outras funcionalidades, como sistema de infotenimento completo e a assistência 24 horas exclusiva para os clientes do Leaf.

À prova de colisões

Um dos destaques do Nissan Leaf é seu sistema de segurança, o Nissan Intelligent Safety Shield. Com ele, o veículo possui um escudo inteligente que integra os seguintes itens: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e proteger não apenas a si mesmo, mas também os demais condutores e pedestres.

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Ainda no quesito segurança, de acordo com Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia da Nissan Brasil, o Leaf possui um sistema que emite um ruído para evitar acidentes. "Nós estamos adequados à lei que está vigorando agora na Europa e já incluímos um sistema sonoro no Leaf para evitar acidentes. O usuário pode ligar e desligar ele como bem entender", comentou Abe em entrevista ao Canaltech.

Zero emissão e desempenho divertido

A nova geração do Leaf ganhou melhorias consideráveis de desempenho e autonomia graças ao sistema e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e mais torque e potência. O conjunto atualizado de baterias de íons de lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e "divertido" ao entregar potência equivalente a 149 cv (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores, sempre com zero emissão de poluentes.

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Esta nova bateria oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP (urbano misto) e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários. No dia-a-dia, o condutor irá perceber o torque imediato disponível, que oferece respostas instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou mesmo em retomadas para ultrapassagens mais seguras. O motor elétrico oferece o torque máximo em 0,1 segundo.

O condutor do Leaf ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; "B", que usa uma frenagem regenerativa mais potente para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e "D", o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

Tudo isso com silêncio quase que absoluto.

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Carregamento

No Brasil, o Leaf não vem sozinho e isso pode amenizar um pouco o seu valor exorbitante. O automóvel acompanha um kit de carregamento completo para a casa e para a rua, com o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação garantida pela montadora, cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o Leaf tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

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Como era de se esperar em um carro desse nível (e preço), o Leaf agrega o que há de mais moderno em sistema multimídia. Com sua central A-IVI, de 8 polegadas, o equipamento permite o uso de aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros. Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

O veículo também é o único do seu segmento com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.

O Canaltech deve testar o Nissan Leaf em breve e contará tudo para vocês.