Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nissan Ariya: primeiro SUV elétrico da montadora deve chegar ao Brasil em 2021

Por| 21 de Julho de 2020 às 10h48

Link copiado!

Nissan
Nissan

A Nissan é uma das pioneiras no mercado de carros eletrificados, mas faltam algumas opções em sua gama que serão fundamentais para a competição ferrenha que veremos nos próximos anos. Com isso em mente, a montadora japonesa anunciou seu primeiro SUV 100% elétrico, o Nissan Ariya, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2021.

Apresentado em um evento online sediado na cidade de Yokohama, no Japão, o Nissan Ariya é um importante passo da montadora para expansão e crescimento no mercado. De acordo com o CEO da marca, Makoto Uchida, a intenção da empresa é atender "às aspirações e necessidades dos clientes".

Falando do carro especificamente, aqui teremos um SUV muito bem equipado e tecnológico - além de sustentável. O Nissan Ariya chegará em quatro versões, sendo duas com tração 4x2 e duas com tração integral (4x4). Nos modelos de entrada, a potência será de 212cv ou 234cv, com 30kgf/m de torque em ambas. Já nas variações 4x4, a potência escolhida pode ser de 335cv ou 388cv, com 56 ou 60 kgf/m respectivamente.

Continua após a publicidade

Já quando vamos para a autonomia, as variações também precisam ser cuidadosamente analisadas pelos clientes. Aqui, as opções do SUV se diferenciam pelas baterias: uma 4x2 e uma 4x4 terão a bateria de 65 kWh, enquanto as outras terão opção de 90 kWh. Com isso, as autonomias ficam divididas da seguinte maneira:

  • 4x2/65kWh - 450 quilômetros
  • 4x2/90kWh - 610 quilômetros
  • 4x4/65kWh - 430 quilômetros
  • 4x4/90kWh - 580 quilômetros

Equipamentos

Continua após a publicidade

De acordo com a Nissan, o pacote tecnológico do Ariya será bem robusto. Os motoristas terão à disposição o sistema ProPILOT 2.0 de assistência avançada ao motorista e os recursos ProPILOT de Estacionamento Remoto e e-Pedal. Também é de série o sistema Safety Shield da Nissan, que inclui o Sistema Inteligente de Câmeras com Visão 360°, que já testamos em modelos como o Nissan Leaf e a Nissan Frontier, Alerta Inteligente de Colisão Frontal, Freio de Emergência Inteligente e a tecnologia de Frenagem Automática de Emergência Traseira.

A nova interface homem-máquina disponibilizada pela montadora permite que os clientes usem o sistema de reconhecimento de voz para ajustar as configurações do veículo. E com as atualizações remotas do firmware por meio do sistema over-the-air, a promessa é de que o Ariya estará sempre atualizado. O SUV também inclui a assistente pessoal Alexa, da Amazon, para ajudar os clientes a simplificar e organizar a vida.

Mercado

Continua após a publicidade

De acordo com a Nissna, o Ariya marca o caminho para o plano da empresa de lançar 12 novos modelos focados em novas tecnologias eletrificadas, conectadas e autônomas, num prazo de 18 meses. Ela prevê, ainda, que as vendas de modelos elétricos e equipados com a tecnologia de eletrificação e-POWER ultrapassarão 1 milhão de unidades anuais até o fim do ano fiscal de 2023. Até lá, a montadora também pretende lançar tecnologias de condução autônoma em mais de 20 modelos em 20 mercados diferentes, além de vender mais de 1,5 milhão de veículos equipados com esses sistemas.

Fonte: Auto Esporte