Navio chinês chega ao Brasil com quase 3 mil carros elétricos e híbridos
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 30 de Agosto de 2023 às 13h25
![Divulgação/BYD](https://t.ctcdn.com.br/aa_suJ3zCjisoNYuPgRUx3uBONw=/640x360/smart/i773286.jpeg)
A invasão chinesa no mercado de carros eletrificados do Brasil segue a todo vapor. Um navio vindo de Taicang, no leste da China, com 2.796 carros elétricos e híbridos da BYD e da GWM, atracou no porto de Vila Velha/ES nesta terça-feira (29).
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Segundo a prefeitura da cidade, o porto de Vila Velha foi o escolhido para a chegada do navio Green Kemi por conta da infraestrutura do local, que permite o desembarque das mercadorias sem a necessidade do transbordo. Os próximos carregamentos vindos da China e administrados pela Cosco (China Ocean Shipping Company), empresa chinesa especializada na construção de embarcações, também devem atracar por lá.
"É um acontecimento marcante para a história da cidade: atuar como porta de entrada, no Brasil, de carros elétricos de última geração, altamente luxuosos, que são capazes de competir em igualdade de condições com modelos similares de marcas conceituadas como Audi e BMW, cujos preços variam de R$ 200 a R$ 400 mil. Isso significa novas divisas e maior arrecadação tributária para o município", comentou Arnaldinho Borgo (Podemos/ES), prefeito de Vila Velha/ES.
O Green Kemi é o primeiro de uma nova frota de 45 embarcações chinesas consideradas "verdes", por seguirem normas de preservação e emissões menos agressivas. Cada um desses navios pode carregar mais de 60 mil toneladas de carga e pode operar normalmente no porto de Vila Velha. Segundo a administração da cidade, mais 15 mil carros elétricos são esperados até o final do ano.
A BYD e a GWM já confirmaram que vão produzir carros no Brasil, mas seguem com a importação de modelos eletrificados para atender a demanda no país. Ambas, aliás, acabaram de lançar modelos de entrada com motores zero emissão, casos do BYD Dolphin e GWM Ora 3. O Green Kemi, porém, trouxe veículos de maior valor agregado, como o BYD Seal e o GWM Haval H6.
A tendência é que vejamos uma boa mexida no número de carros elétrico e híbridos vendidos no Brasil com o desembarque dessa leva de modelos vindos da China. Atualmente, a liderança do mercado de veículos zero emissão segue com o Volvo XC40.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha