Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford vende fábrica de Camaçari para o governo da Bahia e abre portas para a BYD

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Agosto de 2023 às 13h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Ford

A fábrica da Ford em Camaçari tem um novo dono e, por enquanto, ainda não é a BYD. A montadora estadunidense divulgou um comunicado para informar que chegou a um acordo com o governo do estado da Bahia para a “reversão da propriedade”.

Em termos simples, isso significa que as instalações que eram utilizadas para a produção do Ford Ka, do Fiesta e do Ford Ecosport até 2021, e depois foram desativadas, em breve terão um novo dono.

“A Ford e o Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao estado e à comunidade baiana”.
Continua após a publicidade

Caminho aberto para a BYD

A BYD já anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para ter três fábricas no estado, e o acerto para assumir as instalações deve ser sacramentado em breve. No ato do anúncio, a montadora chinesa evitou afirmar que as plantas em questão seriam as da Ford, possivelmente pelas conversas entre a ex-dona e o Governo do Estado não estarem finalizadas até então.

Batizada pela montadora chinesa de "revolução verde", a iniciativa prevê a produção nacional de carros elétricos e híbridos em uma das plantas, enquanto as demais serão dedicadas à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos e ao processamento de lítio e ferro fosfato com auxílio da estrutura portuária local.

Continua após a publicidade

A BYD informou, durante o anúncio da chegada a Salvador, que dará prioridade aos fornecedores locais de peças técnicas e serviços para, assim, "contribuir para o desenvolvimento regional".