BYD Tan: SUV 100% elétrico é aposta para iniciar “dinastia” no Brasil

BYD Tan: SUV 100% elétrico é aposta para iniciar “dinastia” no Brasil

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 29 de Novembro de 2021 às 22h30
Paulo Amaral/Canaltech

O mercado de carros elétricos no Brasil tem um novo e imponente integrante: o BYD Tan. O SUV 100% elétrico foi o escolhido pela marca chinesa para dar início à “dinastia” da montadora no mercado verde-amarelo.

O modelo é o primeiro totalmente elétrico de 7 lugares a ser comercializado no Brasil e o nome (Tan) é uma homenagem ao regime monárquico que governou a China entre de 618 e 906 DC. A dinastia, na verdade, chamava-se Tang, mas a pronúncia do “g” é silenciosa e, por isso, não foi incorporada ao nome do SUV, conforme explicou a assessoria da BYD.

O lançamento do SUV aconteceu nesta segunda-feira (29) no Haras Tuiuti, a 2 horas da capital paulista, e contou com a presença da reportagem do Canaltech. O sedã Han, que também será lançado em breve no país, esteve exposto no evento, mas não foi oficialmente anunciado pela marca.

BYD Tan é o primeiro SUV de 7 lugares 100% elétrico do Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Bateria e desempenho do BYD Tan

Os planos da BYD para o Brasil são ambiciosos e a ideia não é fazer do Tan “apenas mais um” em meio a um mercado tão competitivo e em alta quanto o de SUVs no Brasil.

A marca chinesa caprichou nas especificações do modelo, que terá uma inovadora bateria. Chamada de "Blade Battery", a promessa é de que o componente seja o mais seguro já fabricada:

"Ela foi aprovada no teste de perfuração de prego, não ultrapassando 60 graus de temperatura. As tradicionais entram em combustão no mesmo teste e explodem ao contato. Você vai colocar a família dentro do carro, então precisa de segurança", explicou Henrique Antunes, diretor comercial da BYD.

Executivo da BYD afirmou que bateria do Tan é a mais segura do mundo (Paulo Amaral/Canaltech)

A bateria do BYD Tan é de 86,4 kWh, suficiente para autonomia de 437 quilômetros, segundo o Inmetro. A marca diz que com apenas 30 minutos de carga é possível recuperar entre 30% e 80% da bateria.

O SUV 100% elétrico tem tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro). Isso dá ao BYD Tan uma potência combinada de 517 cv e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Design do SUV da BYD

Se a bateria é nova e mais segura, e a motorização promete impressionar, o design não poderia ficar para trás, certo? Pensando nisso, a BYD foi buscar Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi, para cuidar do visual do Tan. Além dele, a marca trouxe dois especialistas em design da Mercedes: Michele Paganetti (interiores) e Heniz Kerk (chassis).

A marca revelou que o design do automóvel foi batizado de “Dragon Face”, pois as linhas agressivas e os faróis Full LED “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”.

BYD Tan tem design chamado de "Dragon Face" pelos executivos (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O teto curvo, a traseira com lanternas em LED e efeito de profundidade 3D e o teto com um conceito flutuante completam o design diferente e inovador do Tan, e o colocam como um dos SUVs mais belos do País.

Tecnologia, segurança e conforto

Na parte interna, o BYD Tan tem tecnologia de ponta. A central multimidia tem tela de 15,6 polegadas do tipo flutuante e com rotação, que permite posicioná-la tanto na horizontal quanto na vertical.

O modelo também tem cluster 100% digital de 12.3”, teto solar panorâmico, bancos em couro sintético, painel soft-touch, volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura, bancos elétricos dianteiros, ar-condicionado dual zone, carregamento sem fio para celulares e muito mais.

BYD Tan vem com pacote repleto de tecnologia e itens de segurança (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

No quesito segurança, a lista conta com itens como LKS (Lane Keeping System), 6 airbags, Freio Automático de Emergência, Sistema de Detecção para Abertura de Portas e a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado em uma subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal.

O principal destaque do pacote tecnológico, no entanto, é a tecnologia NFC (Near Field Communication) para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por autenticação com um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito.

Central multimídia flutuante é um dos destaques do BYD Tan (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O SUV também promete conforto de sobra para até 7 ocupantes graças às suas dimensões: o modelo tem 4,87m de comprimento, 1,95m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,82m.

Preço e disponibilidade

O BYD Tan começará a ser vendido no Brasil a partir do primeiro semestre de 2022, mas já conta com a possibilidade de reserva antecipada no site da marca em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

A BYD não cravou qual será o preço exato do SUV 100% elétrico, mas disse que ele se posicionará entre R$ 400 mil e R$ 500 mil quando chegar ao mercado. Isso colocará o Tan na mesma faixa de modelos mais badalados como o Porsche Cayenne, Audi E-Tron, Volvo XC90, Mercedes EQC400 e Jaguar I-Pace.

Segundo Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade, até mesmo rivais a combustão, como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero e Chevrolet Trailblazer estão na mira do SUV chinês. O Tan será disponibilizado no Brasil em versão única, chamada de Full Spec.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.