Kombi elétrica da Volkswagen, ID.Buzz ganha previsão de lançamento
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A icônica Kombi, símbolo do movimento hippie e que foi produzida pela Volkswagen durante 56 anos, foi aposentada em 2013. Em breve, no entanto, ela estará de volta. Chamada de ID.Buzz e popularmente conhecida como Kombi elétrica, ela retornará ao cenário automotivo cheia de modernidade.
- Volkswagen vai começar a testar "Kombi Autônoma" em breve
- Canadá decreta fim dos carros a combustão para 2035
- Renault lança Mégane E-Tech Electric para "democratizar a tecnologia"
Apresentada nesta segunda-feira (06) no IAA 2021, em Munique, cinco anos após a primeira aparição do conceito, a Kombi elétrica terá fases distintas de implantação. A primeira terá início ainda este ano e será composta por alguns testes nas vias públicas de Munique, na Alemanha, e na pista particular da Volkswagen, localizada próxima ao principal aeroporto da cidade.
A segunda fase começará somente após o lançamento em 2022 e promete realmente ser um divisor de águas na vida da nova Kombi. A Volkswagen investiu US$ 2,6 bilhões (R$ 13,4 bi) na Argo AI, startup que tem sua sede em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O motivo? Transformar o ID. Buzz em ID. Buzz AD, ou seja: um veículo com direção autônoma.
Prazo é 2025
Transformar a Kombi elétrica "normal" em um veículo autônomo será possível por meio da utilização da versão mais completa do software e do hardware AV, da Argo. Isso inclui uma série de câmeras dotadas de inteligência artificial por todo o veículo, além dos sensores LiDAR, que têm alcance de 400 metros.
O prazo estipulado para o ID.Buzz começar a operar é 2025. Em entrevista ao The Verge, no entanto, Bryan Salesky, CEO da Argo, preferiu não cravar quando efetivamente tudo estará pronto: “A tecnologia estará pronta quando estiver pronta”, disparou.