Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen vai começar a testar "Kombi Autônoma" em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Maio de 2021 às 16h07

Link copiado!

Volkswagen
Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen segue forte com seus investimentos e experimentos com veículos elétricos e autônomos. A montadora alemã confirmou que vai iniciar os testes de sua van ID Buzz, uma espécie de Kombi autônoma que deve ser utilizada para serviços de entregas comerciais e pequenos deslocamentos urbanos.

O veículo conta com os sensores LiDAR da empresa Argo AI, que já foi citada em algumas reportagens aqui do Canaltech. Essa empresa recebe investimentos pesados da Ford e da Volkswagen para o desenvolvimento desses sensores, bem como para a criação de outros mecanismos de direção autônoma.

De acordo com a Volks, a ideia é colocar essas Kombis autônomas para trabalharem em serviços de entrega até 2025. Caso esse objetivo seja alcançado, a montadora deve partir para coisas mais audaciosas, como o transporte de passageiros. Neste caso, a empresa contaria com a parceria da Moia, uma companhia pertencente ao grupo Volkswagen e que atua em Hamburgo, na Alemanha, com serviços de carona com carros elétricos.

Continua após a publicidade

O ID Buzz é construído sob a plataforma MEB, que lhe permite ter essas tecnologias implantadas. Sua base de chassi é a mesma da van VW T6 Transporter, portanto a adaptação para o que foi anunciado hoje é bem mais tranquila. Como citamos, a Argo AI é a fornecedora dos sensores de direção autônoma, que são, atualmente, os mais potentes do mercado, já que conseguem atuar na estrada e em velocidades maiores. Sua estreia, segundo a Argo, será nesta Kombi autônoma.

"Estamos construindo nossa tecnologia e fazendo uma parceria com a Volkswagen de uma forma que realmente nos diferencie do que os outros estão fazendo. Achamos que isso realmente nos coloca em posição de fornecer um produto seguro, inteligente e com margem de crescimento para cumprir a promessa de direção autônoma", disse Bryan Salesky, o fundador e CEO da Argo AI.

É bom lembrar que já temos em funcionamento um serviço de táxi autônomo no mundo. Recentemente, a Baidu iniciou o projeto Apollo, que leva pessoas dentro de um parque, em Pequim. Toyota, Ford e outras montadoras também estão trabalhando em suas próprias versões de carros e serviços autônomos, isso sem falar na Apple, que está cozinhando o tão falado Apple Car.

Continua após a publicidade

Fonte:  The Verge