Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canadá decreta fim dos carros a combustão para 2035

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Julho de 2021 às 13h10

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Canadá anunciou nesta semana que irá banir a venda e produção de carros a combustão em 2035. Com a medida, o governo do país espera chegar em 2050 com zero emissão líquida de poluentes causada por essa indústria. Atualmente, apenas 3,5% dos veículos vendidos no Canadá são elétricos e a expectativa é que, com os estímulos governamentais e popularização da tecnologia, as pessoas passem a adquirir mais carros com esse tipo de propulsor.

"Estamos comprometidos em alinhar as metas de vendas de veículos de emissão zero do Canadá com as das jurisdições mais ambiciosas da América do Norte. Trabalharemos com os Estados Unidos para harmonizar as regulamentações de eficiência de combustível e estamos investindo em descontos para consumidores, estações de recarga, incentivos fiscais para empresas e custos de transição da indústria", disse Jonathan Wilkinson, ministro do Meio Ambiente do Canadá, em comunicado enviado à imprensa.

Segundo a Reuters, algumas regiões do Canadá já estão com a legislação mais avançada com relação aos carros elétricos, porém com datas diferentes da administração nacional. Em Britsh Columbia, por exemplo, já existe uma restrição imposta a carros movidos a gasolina e diesel para 2040. Há, também, uma sinergia com o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, devido à proximidade geográfica. Por lá, as proibições dessa natureza foram impostas para 2035.

Continua após a publicidade

A administração do primeiro-ministro Justin Trudeau também confirmou que irá realizar modificações intermediárias em 2025 e 2030, de modo a facilitar a transição completa para a eletrificação. Além dos carros de passeio, também será proibida a produção e venda de caminhões e veículos comerciais leves a combustão.

Fonte: Reuters