Publicidade

Jeep 1 milhão | Ajudamos a construir o histórico carro no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Jeep, fabricante de carros pertencente ao grupo Stellantis, realizou um evento para celebrar a fabricação do veículo número 1 milhão da marca na planta de Goiana, em Pernambuco. A reportagem do Canaltech fez parte de um seleto grupo de jornalistas convidados para ir à fábrica da montadora, localizada na cidade próxima do Recife, capital do estado, para contar essa história.

Além da imprensa, estiveram presentes dois convidados especiais: Vivi Pacheco, influencer famosa por participar de trilhas radicais com seu Compass; e Hugo Vidal, hoje um senhor de 88 anos que aos 19 se aventurou a ir de São Paulo ao Alasca ao volante de seu Jeep CJ-3B. Essa história, porém, contaremos em um outro conteúdo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antes de falar mais a respeito deste momento histórico para a marca, porém, vamos contextualizar o caminho percorrido pela Jeep em Goiana até atingir 1 milhão de carros fabricados

2015: Quando tudo começou...

A caminhada rumo ao Jeep 1 milhão produzido em Goiana começou há quase uma de década, mais precisamente em 28 do abril de 2015, data em que a planta da cidade em Pernambuco foi inaugurada.

As instalações passaram por mudanças e as tecnologias evoluíram muito desde então. Hoje a planta de Goiana trabalha em três turnos, de segunda a sexta-feira, para dar conta da demanda.

São duas linhas de produção, e delas saem os três modelos da Jeep fabricados em território verde-amarelo (Compass, Renegade e Commander), além da Toro, picape da Fiat, que também faz parte do grupo Stellantis.

Segundo os responsáveis pela fábrica, o objetivo é produzir até 1.000 carros por dia, mas o número varia bastante, de acordo com o ritmo da linha e dos eventuais problemas que obrigam a paralisação imediata para correção ou retirada do modelo com defeito da esteira.

Vale pontuar também que a planta de Goiana já atingiu há algum tempo a marca de 1milhão de carros produzidos, mas essa conta inclui a Toro, "intrusa" da Fiat entre os modelos Jeep. O Jeep 1 milhão, porém, recebeu um carinho todo especial...

Continua após a publicidade

Vamos detalhar, a seguir, como foi exatamente a participação do Canaltech e dos demais jornalistas nessa oportunidade inédita e única proporcionada pela Stellantis.

Canaltech fez parte da história

O convite à reportagem do Canaltech para o evento em Goiana teve como objetivo principal a produção de conteúdo sobre a marca, mas nossa participação foi muito mais além.

Continua após a publicidade

Tivemos a oportunidade não somente de acompanhar de perto todo o processo, mas também de efetivamente participar da montagem do Jeep de número 1 milhão no Brasil.

Enquanto colegas montaram portas e lanternas, ficamos com a responsabilidade de testar e validar todo o sistema elétrico do carro, além de instalar o miolo da chave do carro 1 milhão da Jeep no Brasil. Tudo, claro, acompanhado por um responsável pelo setor.

Afinal de contas, qualquer erro durante o processo colocaria em xeque a qualidade do veículo e poderia prejudicar quem mais deposita confiança na marca: o consumidor final.

Continua após a publicidade

Nossa participação no Jeep 1 milhão

Nosso trabalho começou bem antes de, efetivamente, colocar a mão na massa e ajudar a produzir o Jeep 1 milhão. Tivemos que vestir a farda oficial dos operários, com calça, camisa e calçado adequados (e luvas em algumas estações).

Relógio, pulseiras, corrente e até a aliança de casamento tiveram que ser retirados e guardados por prevenção, pois poderiam enganchar em algum componente e causar um acidente.

A próxima etapa consistiu em passar por um treinamento relâmpago, com todas as orientações de segurança. Feito isso, partimos para fazer testes em outros carros da linha de montagem até o momento histórico chegar.

Continua após a publicidade

Desde o momento de colocar a pinça na bateria até a missão de encaixar a máquina acima do volante, uma espécie de tablet que lia as informações das centrais e passava os comandos a serem realizados, tudo parecia simples... Mas na prática não foi bem assim.

Em mais de uma oportunidade a reportagem acabou demorando para realizar um comando simples, como apertar o botão do farol de milha ou do pisca alerta. Foi o suficiente para o sistema acusar erro e exigir a repetição do passo equivocado.

Depois de sofrer e suar muito para validar, com sucesso, dois Jeep Compass e três Renegade, a conclusão a respeito de quem faz isso ao menos 40 vezes por turno foi extremamente clara: estes profissionais merecem muito respeito, pois o processo, mesmo quando automático, não admite erros. E eles podem ocorrer em um piscar de olhos... literalmente.

Continua após a publicidade

O Jeep 1 milhão

O Jeep de número 1 milhão produzido no Brasil não foi o Renegade, que por anos liderou entre os mais vendidos no segmento dos SUVs, ou o Compass. A marca escolheu um Commander para receber a honraria.

O modelo produzido com a ajuda dos jornalistas foi o mais completo de todos, similar ao que já passou pelas nossas mãos em 2022. O SUV lançado por aqui em agosto de 2021 ultrapassou a casa das 40 mil unidades fabricadas no Brasil em fevereiro de 2023 e, hoje, é referência no segmento entre os D-SUVs (de grande porte).

Continua após a publicidade

O carro conta com quatro variantes diferentes no mercado — Limited T270, Overland T270, Limited TD380 4x4 e Overland TD380 4x4 —, com preços entre R$ 245.490 e R$ 317.990.

O modelo de número 1 milhão da Jeep fabricado em Goiana com ajuda do Canaltech, porém, certamente tem um valor especial, pelo menos na memória de todos que participaram deste histórico processo, principalmente do senhor Hugo Vidal, que teve a honra de ligar o carro e comprovar, na prática, que o trabalho de todos foi executado com sucesso.