GWM confirma que fará carros eletrificados flex no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Great Wall Motor (GWM) anunciou mais uma novidade que promete mexer com o mercado brasileiro. A marca chinesa, que recentemente apresentou seus primeiros modelos que serão vendidos no país, confirmou que passará a produzir carros eletrificados flex no Brasil.
- GWM Haval H6: Testamos as 3 principais tecnologias do SUV chinês
- Preview GWM Haval H6 HEV | SUV chinês pode ser o “papa-Compass”
A empresa emitiu nota oficial assinada por Ricardo Bastos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil. No texto, Bastos destacou a importância do país como centro de mobilidade e de matrizes energéticas limpas, como o etanol.
“O Brasil domina a produção de etanol de cana-de-açúcar e, consequentemente, outras fontes de energia, como biomassa, biogás e hidrogênio verde. Somando isso às tecnologias flex desenvolvidas no país, temos um potencial enorme para aumentar as exportações”, analisou Bastos.
Segundo o executivo da GWM, mais do que incentivar a eletrificação da frota de carros no Brasil, a ideia de se tornar a segunda montadora de carros a investir na tecnologia de híbridos flex (a primeira e, por enquanto, única, é a Toyota, com o Corolla Cross) tem como alvo a neutralidade em emissão de carbono.
“O objetivo é único. Acelerar a descarbonização por meio de veículos que emitam menos CO2, como os híbridos e híbridos plug-in flex. Estes últimos começarão a ser fabricados na nossa planta de Iracemápolis, interior de São Paulo, a partir do primeiro semestre de 2024”, revelou.
Qual será o 1º híbrido flex da GWM no Brasil?
A Great Wall Motor não confirmou, porém, qual será o 1º carro da linha com powertrain híbrido flex a ser produzido na fábrica de Iracemápolis a partir de 2024. A única informação a respeito foi a de que o modelo escolhido não é o Haval H6 Premium ou mesmo o Haval H6 GT, esportivo da linha que já aceleramos em Interlagos.
As últimas apurações a respeito apontam para dois modelos como favoritos a estrear o propulsor híbrido flex da GWM no Brasil: a picape Poer, que na China roda com motor diesel ou a gasolina 2.0 turbo de 188 cavalos, mas que no Brasil será eletrificada, ou o SUV Jolion, que ficará posicionado abaixo do Haval H6, e já teve sua presença confirmada em nosso mercado.