Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 carros mais famosos da Ferrari

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2024 às 09h05

Link copiado!

Montagem Canaltech/Wikipedia, Divulgação
Montagem Canaltech/Wikipedia, Divulgação

A Ferrari é a marca de carros dos sonhos de 10 em cada 10 garotos e garotas que amam velocidade e, por que não, sonham um dia representar o Brasil nas pistas de Fórmula 1, há tempos carentes de um talento com sangue verde-amarelo.

A fabricante de veículos que nasceu pelas mãos de Enzo Ferrari, na cidade de Maranello, na Itália, em 1929, tem em sua história verdadeiras lendas, desde a Ferrari 125 S, primeiro modelo a estampar a figura do Cavalo Rampante.

A Ferrari, assim como outras marcas premium, também não ficará de fora da transição energética para veículos mais verdes e, quando isso acontecer, a promessa é de iniciar uma nova era, também repleta de carros icônicos, como os 10 carros mais famosos da Ferrari que o Canaltech separou para você.

Continua após a publicidade

10. Ferrari 125 S

A Ferrari 125 S, primeiro modelo oficial da marca, era uma verdadeira máquina de correr. Debaixo do capô havia um motor V12 projetado por Gioacchino Colombo, que contou com as importantes contribuições de Giuseppe Busso e Luigi Bazzi no desenvolvimento do “coração” do carro.

O primeiro V12 da Ferrari tinha 24 válvulas, 1.497 cilindradas, com força máxima de 118 cavalos, três carburadores Weber e um câmbio manual de cinco marchas. Segundo o site oficial da marca, a Ferrari 125 S alcançava velocidade máxima de 210 km/h, impressionante para a época em que foi lançada.

Continua após a publicidade

9. Ferrari 250 GTO

Apenas 36 unidades dessa série especial foram fabricadas entre 1962 e 1964 (33 da Série I e 3 da Série II), e uma delas, a Ferrari 250 GTO 1963, se destacou em meio às “irmãs”, principalmente por ter alcançado feitos impressionantes nas pistas de corrida.

A Ferrari 250 GTO 1963 tem sob o capô um poderoso motor V12 de 3.0 litros. O número 250 faz menção ao tamanho, em cm³, de cada um dos 12 cilindros presentes no propulsor do ícone italiano, que em 2018 foi arrematado em um leilão da RM Sotherby por “apenas” US$ 70 milhões.

Continua após a publicidade

8. Ferrari Testarossa

A Ferrari Testarossa surgiu pela primeira vez em 1984, ostentando um motor 4.9 V12, capaz de gerar 390 cavalos de potência. Deixou de ser produzida em 1996.

Considerada um ícone da década, foi cobiçada por muitos e fez parte da coleção particular de astros do esporte e do cinema, como o boxeador George Foreman e o eterno Paul Walker, da franquia Velozes & Furiosos.

Continua após a publicidade

7. Ferrari F40

Lançada em 1987 para comemorar os 40 anos de vida da 1ª Ferrari, a F40 tinha sob o capô o lendário motor V8 de 2.9 litros e 478 cv de potência. A F40, assim como muitos modelos da marca, é considerada uma raridade nos dias atuais.

O design desenvolvido por Leonardo Fioravante, da Pininfarina, teve 1.311 unidades produzidas no total, e era uma das preferidas de Enzo Ferrari, que exacerbou as qualidades do modelo ao dizer que “se Deus fosse um carro, certamente seria uma F40”.

Continua após a publicidade

6. Ferrari Enzo

E por falar em Enzo, a Ferrari que leva seu nome não poderia ficar de fora da lista de 10 carros mais icônicos da marca italiana, não é mesmo?

Criada em 2002 em homenagem ao “pai” da Ferrari e anunciada no Paris Motor Show, a Enzo teve 400 unidades produzidas até 2004, todas com motor 6.0 V12 e 660 cavalos de potência.

Continua após a publicidade

5. Ferrari LaFerrari (ou Ferrari F150)

Primeiro supercarro híbrido da marca, a F150, ou LaFerrari, foi apresentada em 2013 e tem um motor 6.3 V12 de 800 cavalos, que trabalha na companhia de um outro, elétrico, que rende mais 163 cv.

De acordo com a marca do Cavalinho, o icônico carro que abre nosso top 5 alcança 380 km/h de velocidade máxima, chega de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e ultrapassa os 300 km/h em míseros 15 segundos.

Continua após a publicidade

4. Ferrari SP48 Unica

A SP48 Unica não tem esse nome por acaso. Essa Ferrari foi feita com exclusividade para um único cliente, desenvolvida sob a direção do designer-chefe Flavio Manzoni.

O carro é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo, que carrega um motor 3.9 biturbo capaz de gerar 719 cv de potência e um torque absurdo de 78,5 kgf/m.

Continua após a publicidade

3. Ferrari 365 GTB/4 (Daytona)

A Ferrari 365 GTB/4, carinhosamente chamada de Daytona, foi produzida entre 1969 e 1974, e ocupa uma posição especial no pódio de nossa lista com os 10 carros mais icônicos da marca.

O modelo recebeu o apelido Daytona por conta do amplo domínio da Ferrari nas 24 Horas de Daytona de 1967, prova na qual terminou com seus carros nas três primeiras colocações. A 365 GTB/4 tinha sob o capô um motor V12 de 4.4 litros e 352 cv. Um monstro, que evoluiu com o tempo e, em 2024, entrou para a coleção do craque Cristiano Ronaldo, que pagou R$ 10,7 milhões em uma Daytona SP3.

Continua após a publicidade

2. Ferrari Monza

Ícone das pistas em 1954, a Ferrari Monza representou um salto de engenharia nos carros da marca, pois passou a ostentar novos componentes de suspensão, como molas helicoidais, transmissão sincronizada com dupla embreagem e motor Lampredi l4 de 2.0 litros.

A Ferrari Monza, assim como a Daytona, é um carro que evoluiu e, em 2019, voltou às linhas de produção com os modelos SP1 e SP2, ambos integrantes da família Monza SP. Igualmente raros, são dotados de motor V12 de 6.5 litros, e custam cerca de US$ 2 milhões.

Continua após a publicidade

1. Ferrari Purosangue

Chegamos ao número 1 entre os 10 carros mais icônicos da Ferrari, e ninguém melhor para ocupar esse posto do que a Ferrari Purosangue. Afinal, o modelo é o primeiro SUV da marca, responsável por quebrar um line-up até então formado apenas por modelos superesportivos.

A Purosangue, diga-se de passagem, também tem esportividade de sobra, graças às linhas insinuantes do design e, claro, ao motor V12 de 6.5 litros, que entrega 725 cavalos de potência ao motorista, e um ronco que, só de ouvir, arrepia os pelos do corpo. Duvida? Então ouça você mesmo.

O icônico SUV da Ferrari já chegou ao Brasil, com um preço nada atraente, e também já fez a cabeça de um dos craques do futebol mais apaixonado por carros em todo o mundo: Cristiano Ronaldo, que não se importou em desembolsar uma fortuna para ter um “autêntico puro sangue” na garagem.