Ferrari Purosangue chega ao Brasil por R$ 7,5 milhões; CT viu de perto
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira | •
A Ferrari Purosangue finalmente chegou ao Brasil. O primeiro crossover da icônica marca italiana vem ao país custando R$ 7,5 milhões e já tem fila de espera de aproximadamente dois anos, contrariando os fãs mais puristas da marca.
E para conseguir atingir esse sucesso, a montadora usou e abusou do que sabe para atrair esse público e também clientes não usuais. Tratou de romper paradigmas e ainda não apostou em motores híbridos, como a 296 GTB, e instalou no modelo o tradicional motor 6.5 V12 naturalmente aspirado, que rende impressionantes 725cv e 73 kgf/m de torque, suficientes para fazer esse monstro de 2.033kg ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
A nova carroceria também proporciona um novo tipo de relação com a Ferrari, que conseguiu trazer conforto e ainda mais luxo, mas sem perder a esportividade e as tradições. O peso relativamente leve foi obtido graças às várias partes feitas com fibra de carbono. O "pacote Brasil", aliás, não permite configurar a Purosangue sem essas peças de fibra.
SUV, crossover ou hatch?
Nesse primeiro contato, realizado em evento dentro da concessionária da Ferrari, em São Paulo, deu para notar o quanto a montadora se esforçou para fazer com que seu primeiro crossover da história fosse harmonioso no design, mas, ao mesmo tempo, único.
Há elementos de vários carros da linha na Ferrari Purosangue, como a dianteira bem parecida com a da Ferrari SF90 Spider, também exposta no showroom da marca. A entrada de ar na coluna A é o grande charme do carro e o diferencia de outros modelos, além de ser útil para a aerodinâmica.
E por falar em aerodinâmica, a traseira tem formato mais coupé e, mesmo com a linha de cintura mais alta, sua direção é apontada para cima, uma solução também adotada pela Lamborghini Urus, sua principal rival no mercado de SUVs superesportivos.
Interior surpreendente
No interior, a Ferrari Purosangue certamente é um dos modelos mais luxosos e tecnológicos de todos os tempos dentro da marca. Não há uma só superfície em plástico duro e foi aplicada camurça até no console central. O carro foi configurado para quatro assentos, todos reclináveis eletronicamente e com formato esportivo, passando a sensação de cockpit mesmo para os passageiros.
Surpreende, contudo, o nível de conforto, algo que será bem interessante para o público que a Ferrari espera alcançar com a Purosangue. Há ar-condidionado para as zonas dianteiras e traseiras, além de um sistema multimídia próprio para o passageiro da frente, assim como ocorre no Mercedes-AMG EQS.
O habitáculo do motorista, aliás, reúne um ótimo cluster digital, volante com controles de atributos de desempenho e a central multimídia central com som Burnmester.
Ferrari Purosangue: Preço e disponibilidade
A Ferrari Purosangue pode ser encomendada por R$ 7,5 milhões (R$ 7,6 mi, dependendo da configuração). Segundo a Ferrari, a fila de espera global é de dois anos.