Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

75 anos de Ferrari | Conheça o primeiro carro da lendária montadora italiana

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Maio de 2022 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Aiace90
Reprodução/Aiace90

A Ferrari está em festa, e não apenas pela boa fase de seus pilotos no Mundial de Fórmula 1. É que em 2022 a “marca do cavalinho” completa 75 anos do lançamento de seu primeiro modelo, a Ferrari 125 S.

A marca nasceu em 1929, pelas mãos de Enzo Ferrari, na cidade de Maranello, na Itália. Originalmente, no entanto, ela não fabricava carros próprios. Conhecida como Scuderia Ferrari, a fabricante se restringia a patrocinar pilotos e carros de corrida já existentes.

A história seguiu no mesmo rumo por quase duas décadas, mais precisamente até 1947, há exatos 75 anos. Foi a partir daquele ano, após o fim da Segunda Guerra Mundial e da queda do regime de Benito Mussolini, que a montadora resolveu se tornar independente e dar início a uma história de sucesso, paixão e muita velocidade.

Continua após a publicidade

A adoção do “cavalinho rampante”

Antes de falar um pouco mais sobre o 125 S, primeiro carro produzido pela Ferrari, uma curiosidade: você sabia que o “cavalinho rampante”, símbolo que acompanha a marca desde os primórdios, não nasceu para equipar os carros da montadora?

É isso mesmo. O cavalo que hoje remete imediatamente aos belíssimos e cobiçados carros superesportivos da marca não foi criado para estampar sua imponência nas "jóias sobre rodas”.

Continua após a publicidade

O cavalinho, inicialmente, ficava estampado em um avião da Força Aérea Italiana pilotado por Francesco Barraca e acompanhou o militar durante toda a 1ª Guerra Mundial. Ele só passou a fazer parte da “família Ferrari” oficialmente em 1932, três anos depois de a Scuderia ser criada.

Ferrari 125 S: o 1º carro da lendária marca

Sonho de consumo de 10 entre 10 apaixonados por carros esportivos, a Ferrari começou a construir e a pavimentar seu caminho para se tornar referência mundial, dentro e fora das pistas, com o modelo batizado de 125 S.

Continua após a publicidade

O início, no entanto, não foi tão tranquilo assim, e a estreia do modelo no circuito de Piacenza foi, nas palavras do próprio Enzo Ferrari, “um fracasso promissor”. A decepção se deu porque Franco Cortese, que estava ao volante e liderava a corrida, teve que abandonar a prova por causa de um problema na bomba de gasolina.

Nos quatro meses que se seguiram, no entanto, a Ferrari 125 S mostrou sua força e, nas 13 oportunidades em que voltou à pista, saiu dela ocupando o lugar mais alto do pódio em seis.

Como era a Ferrari 125 S?

Continua após a publicidade

A Ferrari 125 S era uma verdadeira máquina de correr. Debaixo do capô havia um motor V12 projetado por Gioacchino Colombo, que contou com as importantes contribuições de Giuseppe Busso e Luigi Bazzi no desenvolvimento do “coração” do carro.

O primeiro V12 da Ferrari tinha 24 válvulas, 1.497 cilindradas, com força máxima de 118 cavalos, três carburadores Weber e um câmbio manual de cinco marchas. Segundo o site oficial da marca, a Ferrari 125 S alcançava velocidade máxima de 210 km/h, impressionante para a época em que foi lançada.

Para efeitos de comparação, a primeira Ferrari a superar a casa dos 300 km/h surgiu apenas uma década mais tarde, a 335 S Spyder, que foi lançada em 1957 para brigar com modelos da Porsche e da Maserati.

Continua após a publicidade

Outros modelos clássicos da Ferrari

A Ferrari 125 S era realmente impressionante e marcou a história por ter sido o 1º carro da lendária montadora italiana, mas durante os 75 anos que se passaram muitas outras supermáquinas ostentando o cavalinho povoaram os sonhos de milhares de pessoas ao redor do mundo.

A seguir listamos alguns desses modelos e falamos brevemente sobre eles.

Continua após a publicidade
  • Ferrari 250: Considerada até hoje uma das mais valiosas da história da marca. Foi lançada em 1953;
  • Ferrari Testarossa: Surgiu pela primeira vez em 1984, ostentando um motor 4.9 V12, capaz de gerar 390 cavalos de potência. Deixou de ser produzida em 1996;
  • Ferrari F40: Lançada em 1987 para comemorar os 40 anos de vida da 1ª Ferrari, a F40 tinha sob o capô motor V8 de 2,9 litros de 478 cv de potência. É considerada uma raridade nos dias atuais;
  • Ferrari Enzo: O nome diz tudo. Criada em 2002 em homenagem ao “pai” da Ferrari, teve 400 unidades produzidas, todas com motor 6.0 V12 e 660 cavalos;
  • LaFerrari: Primeiro supercarro híbrido da marca, foi apresentada em 2013 e tem um motor 6.3 V12 de 800 cavalos, que trabalha na companhia de um outro, elétrico, que rende mais 163 cv;
  • Ferrari SP48 Unica: Apresentada recentemente, foi feita com exclusividade para um único cliente, desenvolvida sob a direção do designer-chefe Flavio Manzoni. O carro é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo.

Com informações: Ferrari e Ultimate Specs