Publicidade

Ferrari promete carro elétrico que até os puristas vão amar

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Ferrari
Divulgação/Ferrari

A Ferrari é uma das marcas de superesportivos de luxo que ainda não se renderam completamente à transição energética, pois, ao menos até o momento, não conta com um carro 100% elétrico em seu portfólio.

A montadora com sede em Maranello sabe, porém, que a eletrificação da indústria automotiva chegou para ficar e, por isso, está trabalhando em um carro elétrico que promete colocar um ponto final em uma das principais reclamações dos fãs mais puristas, os famosos gearheads: a ausência do ronco do motor.

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, reconheceu que o inconfundível ronco dos motores V8 e V12 da marca faz parte do DNA da empresa e, por isso, não pode ser completamente abandonado quando a eletrificação, enfim, se tornar parte dos carros do portfólio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A solução encontrada pelos engenheiros para que a Ferrari continue a oferecer a mesma experiência aos clientes é incorporar, por meio de recursos tecnológicos, o que a marca batizou de “assinaturas sonoras”.

Ferrari terá ronco de V8 “falso”?

O CEO da Ferrari não confirmou se a tecnologia conseguirá replicar exatamente os sons dos motores V8 e V12 dos carros a combustão nos futuros modelos elétricos, nem como será feito o processo para obter as assinaturas sonoras, mas fez uma promessa aos fãs e, ao mesmo tempo, uma provocação aos modelos de outras marcas que se orgulham do silêncio ao rodar.

“Quando falamos de carros de luxo como os nossos carros, estamos a falar da emoção que somos capazes de entregar ao nosso cliente, por isso não estamos a falar de carros funcionais como outros EVs que vemos na estrada”, avisou, em entrevista para a CNBC.

Segundo Vigna, que projetou a chegada do primeiro carro elétrico da Ferrari para o 2º semestre de 2025, “os carros elétricos não são silenciosos”. Para o CEO da Ferrari, “se você conhece a tecnologia, sabe que também pode fazer muitas coisas com carros elétricos”.