Publicidade

Exclusivo | Andamos no BYD Han, sedã elétrico que chegará ao Brasil em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Dezembro de 2021 às 10h22

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

O Han, sedã 100% elétrico da chinesa BYD com pegada de superesportivo, foi uma das atrações do Electric Experience, evento realizado no Haras Tuiuti, interior paulista. Enquanto seu "irmão", o SUV elétrico Tan, acelerava pela pista do haras, ele esteve presente de forma estática. Ou quase.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de andar no luxuoso sedã, atendendo a um convite de Henrique Antunes, diretor comercial da BYD. Durante a carona do hotel até o haras, local do evento, foram cerca de 25 minutos de uma verdadeira aula sobre tudo o que o Han terá a oferecer ao público brasileiro em 2022.

O executivo da montadora chinesa forneceu uma série de informações técnicas sobre o carro e até exibiu, na prática, como funciona o recurso que cronometra a aceleração do BYD Han de 0 a 100 km/h, diretamente no cluster digital.

Continua após a publicidade

“Ele chega rapidinho a 100 por hora”, brincou após cravar o percurso em apenas 4,45 segundos. A promessa da marca é que o sedã superesportivo faça um tempo ainda melhor, de 3,9 segundos, graças ao potente motor de 498 cavalos.

Em termos de autonomia, Henrique Antunes explicou que os testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro ainda não foram realizados, mas que em WLTP o alcance deve girar na casa de “400 e alguma coisinha”.

Continua após a publicidade

Central multimídia é atração

O executivo também mostrou em detalhes o funcionamento da impressionante central multimídia flutuante, de 15,6 polegadas, e explicou as principais funções do acessório, que é embarcado de fábrica também no Tan.

“Você tem as funcionalidades do carro aqui. Todo o controle do ar-condicionado, a refrigeração e o aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros.Tem um filtro do ar-condicionado, equivalente a uma máscara como essa que estamos usando. Isso torna o carro até mais seguro”, comentou.

De acordo com Henrique Antunes, tudo estará ao alcance do toque de um botão. Ele explicou que, além das funções de infotenimento (luzes em LED, configuração do sistema de som, download de apps), também será possível configurar sistemas de assistência à direção, como lane assist e frenagem de emergência.

Continua após a publicidade

A aula teve direito até mesmo a duas demonstrações práticas, e bem-humoradas, de como utilizar a central multimídia para recusar uma chamada telefônica, já que Antunes (quase) foi interrompido duas vezes enquanto dava a entrevista.

Recursos como ativação do piloto automático, troca do modo de condução (eco, normal ou sport) e outras funções também estão presentes fora da central, próximos ao câmbio, em botões físicos.

"Isso é que é interessante, pois, às vezes, quando você está dirigindo, é mais fácil acessar alguns comandos nos botões do que acionar o multimídia. Por isso mantivemos as teclas, para que você possa ter a interface da maneira que considere melhor", explicou o executivo.
Continua após a publicidade

Quando o Han chega?

Toda a tecnologia embarcada no Han, sedã superesportivo da BYD, só estará disponível no Brasil no segundo trimestre de 2022. Henrique Antunes revelou ao Canaltech que o modelo ainda precisa finalizar processos de homologação e importação, e que isso deve ocorrer entre abril e junho.

“A central multimídia já se encontra no Tan, que está em pré-venda, e é exatamente a mesma”, avisou, frisando que a ideia da marca, pelo menos por enquanto, é fazer menos barulho sobre o sedã que experimentamos com exclusividade e mais em cima do SUV de 7 lugares.

Os futuros lançamentos da marca, que terão um caráter menos premium e mais acessível, também serão equipados com centrais multimídia de qualidade, segundo Antunes. “Todos os nossos produtos contam com multimídia. Talvez com menos funcionalidades, mas com a mesma interface”, concluiu.

Continua após a publicidade