CEO da Volkswagen confirma lançamento do hatch elétrico ID.X, variante do ID.3
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Lançado em 2019 no Salão de Frankfurt, na Alemanha, com o rótulo de "carro elétrico acessível" da Volkswagen, o ID.3 está em vias de ganhar uma nova versão. Trata-se do ID.X, que poderá ser lançado comercialmente com o nome ID.3 GTX.
- Volkswagen deve trazer dois carros elétricos para o Brasil em breve
- ID.Buzz, Kombi elétrica da Volkswagen, chega em 2022 e será autônoma em 2025
- Volkswagen deixará de fabricar carros a combustão na Europa em 2035
Ralf Brandstatter, chefão da marca alemã, revelou em sua conta no LinkedIn algumas especificações do futuro carro e quando a Volkswagen pretende colocar efetivamente o hatch elétrico à venda. A ideia é que o ID.3 GTX comece a ser produzido o mais rápido possível para, quem sabe, estrear no mercado já em 2022. “A decisão está tomada. Temos o ID.4 GTX e o ID.3 GTX virá”, cravou.
Apesar de não ter dado muitos detalhes sobre o futuro lançamento, Brandstatter deixou escapar que a motorização será um pouco menos poderosa do que o ID.3 original, que foi lançado com o equivalente a 333 cv. A ideia é que ele carregue o mesmo motor do ID.4 GTX, com cerca de 299 cv.
Desempenho e autonomia
Em termos de desempenho, o ID.X, ou ID.3 GTX, promete mesmo impressionar. Um relatório obtido pelo pessoal do Auto Express revelou que o hatch elétrico poderá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. “Vamos adicionar um motor de desempenho no eixo traseiro para dar ao carro mais aceleração, mais velocidade. Estamos preparando um ID.3 GTX. E vai ganhar vida”, prometeu.
Em relação à autonomia, nenhuma informação oficial. O executivo da Volkswagen disse apenas, de forma enigmática, que “mais desempenho implica em menos alcance” e que o futuro lançamento terá algumas opções de bateria disponíveis, seguindo o caminho do ID.3. Vale lembrar que a fabricante tem outro carro elétrico praticamente pronto para chegar ao mercado: o ID.Life, conceito de crossover compacto projetado para 2025 e que deve custar algo na faixa dos 20 mil euros, ou R$ 123 mil.
Assim como no caso do ID Life, apresentado no Salão Internacional do Automóvel MOBILITY 2021, em Munique, na Alemanha, o ID.3 GTX também não tem previsão de lançamento no Brasil. Atualmente, a Volkswagen não trabalha com nenhum carro eletrificado em linha. O último à venda no Brasil foi o Golf GTE, híbrido plug-in que já passou por testes no Canaltech.
Fonte: Inside EVS, Auto Express, Ralf Brandstatter (LinkedIn)